Recorde quebrado: astronauta da Rússia é o que ficou mais dias em órbita
No começo de fevereiro, o astronauta chegou a dias 880 no espaço, com possibilidade desse número aumentar.
No início deste mês, mais precisamente dia 4, o astronauta russo Oleg Kononenko alcançou um marco histórico ao completar 880 dias no espaço, estabelecendo assim um novo recorde de permanência fora da Terra.
Ele superou o recorde anterior, que pertencia ao seu compatriota Gennady Padalka, que passou 878 dias, 11 horas, 29 minutos e 48 segundos em órbita. Oleg Kononenko conseguiu o feito em um domingo, dia 4, às 5h30min, horário de Brasília.
Essa é a quinta missão de Oleg Kononenko, de 59 anos, e de acordo com informações da Agência de Notícias Russa (TASS, na sigla em russo), ele deve permanecer em órbita até o dia 23 de setembro deste ano, alcançando a incrível marca de 1.100 dias no espaço.
Em 5 de junho, ele também será o primeiro humano a passar mil dias em órbita. Atualmente, ele está realizando sua missão na Estação Espacial Internacional, contribuindo assim para a exploração e pesquisa espacial.
Astronauta quebra recorde de 2015
Em entrevista à agência de notícias russa TASS, Kononenko expressou sua visão para o futuro da exploração espacial.
Ele enfatizou a importância de construir uma estação espacial que seja um lar real, maior, mais confortável e menos dependente da Terra.
Para isso, recomendou o aprimoramento dos sistemas de regeneração de água, fornecimento de oxigênio e reciclagem de detritos espaciais.
Suas reflexões apontam para um futuro em que os seres humanos possam viver e trabalhar no espaço de forma mais sustentável e autossuficiente.
Oleg Kononenko, astronauta Russo – Imagem: Reprodução.
Padalka, o anterior detentor do recorde agora superado por Oleg Kononenko, decidiu se aposentar em 2017, aos 58 anos.
A decisão foi motivada pelo fato de perceber que não teria a oportunidade de participar de uma sexta missão à Estação Espacial Internacional (ISS) e alcançar mil dias no espaço.
Durante sua quinta missão, Padalka superou o recorde anteriormente mantido por Sergei Krikalev, que passou 803 dias no espaço.
No dia 29 de junho de 2015, Padalka aumentou tal marca para impressionantes 878 dias, consolidando-se como um dos astronautas mais experientes e dedicados da história.