Real Digital: o futuro do dinheiro no Brasil; entenda mais sobre essa novidade!

Ainda não há nenhuma previsão para a chegada dessa nova moeda. Porém, muitas instituições bancárias aceitaram fazer parte desse projeto.

Houve um tempo em que moedas digitais eram o terror de muitas pessoas. Um conteúdo totalmente desconhecido e inseguro. Porém agora isso não é mais uma realidade para muitas pessoas ao redor do mundo e nem mesmo para brasileiros.

Recentemente, houve uma notificação de que o Brasil está desenvolvendo o Real Digital, uma moeda que pretende ser muito mais utilizada do que a função Pix, que fornece um pagamento instantâneo.

Ao menos essa é a visão que os especialistas estão tendo, principalmente, o diretor de Banking, Financial Services & Insurance (BFSI), Luiz Fernando Maluf.

Esse será o primeiro passo rumo a uma tendência digital que está sendo seguida por milhares de instituições bancárias ao redor do globo. Segundo Maluf:

“Há fortes indícios de que a adoção do Real Digital ocorrerá numa velocidade ainda maior que aquela verificada quando da implementação do Pix, e resultará em novos modelos de negócios para as instituições financeiras e para os consumidores em vários segmentos da economia”.

A aceitação do Pix

Não é nenhuma novidade que a função Pix foi muito amada pelos brasileiros. Hoje, é quase impossível ir a um local e não encontrar um QR Code exposto na bancada ou até mesmo um CPF ou CNPJ para realizar uma transação instantânea.

Com um pouco mais de dois anos, já em uso geral, o Pix conta com um total próximo a 25 bilhões de transações. Segundo Maluf, essa é uma fase incrível, na qual inúmeros brasileiros entraram em uma nova era digital na vida financeira. Além de não conter taxa adicional na hora da transação, o Pix ainda é muito mais seguro.

Contribuindo com um novo projeto

Um bom número de instituições brasileiras toparam fazer parte dessa etapa inicial da criação do Real Digital a fim de experimentar como será o processo de implantação desse novo recurso.

Maluf ainda ressaltou que, nesse projeto, o Banco Central buscou realizar o acréscimo da nuvem computacional, sem mencionar empresas que prestam serviço envolvendo criptomoedas, como o caso da Hyperledger. Essas novidades permitirão que o processo de uso do Real Digital seja muito mais seguro.

você pode gostar também