Veja quais medicamentos você NUNCA deve misturar com bebidas alcoólicas

Dessa vez, pode não ser o Qatar, e sim, os medicamentos que vão te colocar pra tomar só água, suco ou um refrigerante bem gelado.

Chegou o fim de ano, e cada um tem um compromisso marcado. Família, amigos, confraternizações, ceias de natal, viagens de férias e muito mais…Fora a copa do mundo que tivemos recentemente.

Acontece que, lá no Qatar, a famosa “gelada” não era permitida durante as partidas. Mas e agora? Sem partidas e sem copa, será que todos podem voltar a consumir a nossa querida cervejinha?

Foto: Reprodução

Aparentemente sim, não tem nada que impeça, ainda mais em uma das épocas mais gostosas do ano, se não a mais! Mas sentimos em lhe informar que, agora, pode ser que os medicamentos que serão os vilãos da vez.

Por quê? Segundo o senso comum, já existe o receio de beber álcool durante o uso de alguma medicação. E está certo quem pensa assim, pois, ao misturar bebidas alcoólicas e remédios, você pode ter overdose ou mesmo fazer com que a medicação perca todo seu efeito.

O que você deve fazer então? Primeiro consulte seu médico, é claro! Mas se não for passar por ele tão cedo, a dica a seguir pode te ajudar com isso!

  • Antibióticos: se você está se tratando com o uso de antibióticos, tome cuidado! Não consuma bebidas alcoólicas, pois elas podem se misturar com o medicamento no seu fígado e acabar por causar excesso de sono, o que pode levar, até mesmo, ao coma. Exemplo: o cetoconazol pode ter seu efeito inibido.
  • Antidepressivos: se você mistura o álcool com eles, seus batimentos cardíacos podem diminuir, você pode ficar mais fraco e sonolento, tem o desempenho prejudicado e pode, ainda, aumentar o risco de que você tenha mais efeitos colaterais causados pela medicação.
  • Inibidores: pode ocasionar um aumento desregulado da pressão, ocasionando acidentes graves no seu corpo.
  • Remédios de uso rotineiro: Ibuprofeno, Paracetamol ou Dipirona misturados ao álcool podem não perder o efeito, mas, ainda assim, causar grandes consequências ruins ao seu fígado, como hepatite medicamentosa ou um aumento do efeito de álcool no seu organismo.

Fica claro, assim, que devemos sempre tomar muito cuidado com os medicamentos e a mistura deles com bebidas alcoólicas. Então, se o seu fim de ano está cheio de compromissos com a galera, tome cuidado redobrado para que não acabe cometendo algum erro que te impeça de curtir. Fique atento às dicas e coloque sua saúde em primeiro lugar!

Afinal de contas, passar um momento empolgante com quem você ama vale mais do que perder a oportunidade de estar colecionando momentos.

você pode gostar também