Quanto custa uma coleção de 2 mil jogos do Nintendo Switch? Valor é SURREAL!
Colecionador acumula mais de 2 mil jogos do Nintendo Switch e está perto de completar seu acervo de títulos com classificação ESRB.
Um colecionador de jogos do Nintendo Switch virou assunto ao exibir sua coleção gigantesca. Com mais de 2 mil títulos físicos, ele está perto de completar o “set” completo dos jogos com classificação ESRB. Isso significa que o sujeito se focou nos lançamentos da América do Norte e agora só lhe faltam cerca de 80 jogos para atingir a meta.
Apesar de ter alguns títulos de fora, ele disse que não é o foco principal, preferindo concentrar-se nos jogos lançados nos Estados Unidos. Dá para imaginar quanto ele investiu nesse acervo, né?
Para se ter uma noção, o Switch foi lançado há pouco mais de 2.690 dias, então esse colecionador teria que jogar um game por dia desde 2017 se quisesse experimentar cada um dos títulos.
Mas, como muitos outros colecionadores, o lance não é jogar tudo, e sim ter a coleção mais completa possível. Ou seja, o objetivo principal é preservar esses jogos como uma forma de garantir que esse pedaço da história dos videogames não seja perdido.
Colecionar jogos: uma paixão que vai além da jogatina
Coleção do usuário do Reddit – Foto: Reddit/Reprodução
Colecionar jogos, principalmente em formato físico, é uma prática que vai além do ato de jogar. Muitos se dedicam a isso por anos, caçando títulos raros, edições limitadas e até capas de jogos que foram descontinuados.
O objetivo de ter uma coleção completa é uma meta ambiciosa, principalmente quando se trata de uma plataforma tão popular quanto o Nintendo Switch.
Afinal, são muitos lançamentos a cada ano, incluindo os grandes títulos de produtoras famosas e os indie games, que muitas vezes chegam em tiragens limitadas.
Além disso, o fato de o colecionador estar tão perto de completar o “set” norte-americano é uma prova de seu comprometimento.
Nintendo Switch: quanto custa uma coleção de 2 mil jogos?
Colecionar mais de 2 mil jogos físicos não é barato, principalmente quando falamos de um console como o Nintendo Switch. Se cada jogo custa em média 60 dólares no lançamento, esse acervo já passou da marca dos 120 mil dólares (R$ 679.259,76, na cotação atual).
E tem mais: títulos raros e edições limitadas podem custar muito mais do que o valor inicial, elevando ainda mais o preço dessa coleção. Porém, o colecionador também lembrou que é possível economizar em alguns títulos, principalmente aqueles comprados usados ou em liquidações.
Outra questão interessante é que o foco do colecionador está nos jogos americanos, o que torna sua coleção mais especializada. Ele até comentou que tem alguns jogos de outras regiões, como Japão e Europa, mas preferiu não se aprofundar nessas versões.
O futuro do hobby
Com o crescimento das vendas digitais e a tendência dos novos consoles em oferecer cada vez menos jogos em formato físico, o colecionismo de games pode se tornar algo cada vez mais restrito.
Mas, enquanto houver fãs dedicados como esse colecionador do Nintendo Switch, a tradição de preservar jogos físicos continuará por muito tempo.
Afinal, há algo de especial em ter uma cópia de um jogo que pode ser tocada, guardada e, quem sabe, jogada em algum momento.