Quantas células existem na Terra? Estudo revela quantidade impressionante!
Você já se perguntou quantas células existem no planeta Terra? Número pode ser maior que a quantidade de estrelas no Universo!
Já ouviu falar que existem mais estrelas no Universo do que grãos de areia na Terra? O que você provavelmente não sabe é que a quantidade de células na Terra supera, de longe, a quantidade de estrelas no Universo.
Veja a seguir o estudo recente realizado pelo Instituto Weizmann de Ciência, em Israel!
Quantidade de células existentes na Terra impressiona!
Imagem: gettyimagespro/CanvaPro
Os pesquisadores revelaram que o número de células existentes atualmente é estimado em um nonilhão, um 1 seguido de 30 zeros. Isso é trilhões de vezes mais do que o número de grãos de areia e milhões de vezes mais do que o número de estrelas no Universo observável. Esse número é simplesmente impressionante!
Surpreendentemente, a grande maioria dessas células é composta por cianobactérias, microrganismos unicelulares que realizam fotossíntese. Essas pequenas criaturas são encontradas em grande parte da água e não apenas na terra.
Elas desempenha um papel fundamental na manutenção da vida na Terra graças à fotossíntese, que converte dióxido de carbono em compostos de carbono que fornecem energia para os seres vivos.
Um olhar para o passado
Os pesquisadores também retrocederam no tempo para calcular quantas células já existiam desde o início da vida na Terra, chegando a um impressionante duodecilhão, um 1 seguido de 39 zeros. Esse projeto foi baseado na produtividade primária, que rastreia a conversão de CO2 em compostos de carbono que sustentam a vida.
O ciclo do carbono é essencial para entender essa estimativa. Começando com a fotossíntese das cianobactérias, a energia é distribuída por meio da cadeia alimentar, de organismos menores para maiores.
A fotossíntese das cianobactérias desempenha um papel vital nesse ciclo, pois é o ponto de partida para estimar o número de células na Terra.
Perspectivas futuras
Essa descoberta tem implicações significativas, pois pode ajudar os cientistas a prever como os seres vivos utilizarão o carbono no futuro. Através desse estudo, sabemos que os organismos fotossintetizantes reciclaram todo o carbono da Terra cerca de cem vezes ao longo da história.
Embora haja algumas incertezas quando se olha muito para o passado, esse estudo fornece uma visão surpreendente da profusão de células na Terra. À medida que continuamos a explorar o universo, podemos apreciar ainda mais a extraordinária abundância da vida em nosso próprio planeta!