Fim da greve dos roteiristas em Hollywood está próximo?

A estimativa é a de que a greve dure ao menos três meses.

Atualmente, encontra-se em curso a greve dos roteiristas de Hollywood, que já se estende por quase uma semana. Este período tem se revelado de extrema importância para diversos projetos em desenvolvimento, uma vez que a paralisação impacta significativamente a produção de conteúdo audiovisual.

Contudo, até o momento, não há previsão para o término desse movimento grevista. A origem da greve reside no fato de que as grandes empresas negaram todas as propostas feitas pelo Sindicato dos Roteiristas de Hollywood durante as últimas negociações.

As demandas sindicais visavam aprimorar as condições de trabalho dos roteiristas e estabelecer um aumento salarial justo e igualitário em todas as plataformas de streaming.

Imagem: Maxim Elramsisy/Shutterstock

A realidade por trás das câmeras

Embora à primeira vista essa possa parecer uma situação simples de ser contornada, a paralisação dos roteiristas de Hollywood traz consigo um temor latente que permeia todo o meio cinematográfico.

Há um sentimento de que esse movimento grevista pode se estender por vários meses, acarretando em atrasos ainda mais expressivos nas produções que já se encontram em andamento.

Muitos já perderam as esperanças de que essa paralisação seja breve e solucionada de forma rápida, uma vez que as empresas e o Sindicato dos Roteiristas de Hollywood ainda não chegaram a um consenso.

“Qualquer esperança de que isso fosse rápido se desvaneceu”, comentou Tara Kole, sócia do escritório de advocacia de entretenimento JSSK.

Mais de 11.500 roteiristas estão sendo representados pelo Sindicato nesse momento, mas ainda não há nenhuma possível previsão para que a greve chegue ao fim.

Segundo Chris Keyser, responsável por liderar o comitê que está realizando as negociações com as grandes plataformas de streaming, a greve é um modo de mostrar como os profissionais estão interessados em conseguir alcançar seus direitos.

“Acho que a semana mostrou o quão comprometidos e fervorosos são os sentimentos dos escritores sobre tudo isso. Eles vão ficar de fora até que algo mude, porque não podem se dar ao luxo de não fazê-lo”, afirma.

No que se refere a uma possível previsão de término, embora ainda não data específica, muitos acreditam que a greve deve durar em média três meses até que alguma atitude seja tomada.

No entanto, se isso for verdade, a paralisação poderá acabar interferindo até no evento do Emmy Awards.

você pode gostar também