Qual é o tempo mínimo diário de atividade física para manter a saúde?
Praticar atividade física com frequência previne várias doenças, como o diabetes.
Do médico geral ao dermatologista, a indicação é unânime: a prática de atividade física é essencial para a saúde. Não tem escapatória. Mas começar é que são elas. Então, qual é o tempo mínimo de atividade física diária necessário para assegurar todos os benefícios da prática para o dia a dia?
De acordo com pesquisadores, é necessário fazer 20 minutos de atividade física todos os dias. A descoberta, que contou com a participação de membros da Universidade de Oxford, no Reino Unido, é o resultado de uma pesquisa realizada com 82 mil pessoas, com idades entre 42 e 78 anos, durante sete anos.
Os estudos acompanharam: taxas de hospitalização para diferentes doenças e o nível (quanto esforço) de atividade física que os participantes praticavam diariamente. Os resultados da pesquisa foram publicados na plataforma JAMA Network Open.
Benefícios de praticar o tempo mínimo de atividade física
Além do benefício geral para a saúde, os cientistas descobriram que praticar o tempo mínimo de atividade física garantia a redução de risco de internação hospitalar e a ocorrência de várias doenças crônicas.
Em comparação com voluntários que não praticaram atividades físicas diariamente para aqueles que fizeram algum exercício durante 20 minutos, foi observada a redução de:
- 23% do risco de diabetes;
- 22,7% de infecções do trato urinário (ITUs);
- 19,8% de doença da vesícula biliar;
- 14,1% de pneumonia;
- 9,4% de anemia por deficiência de ferro;
- 9,2% de refluxo gastroesofágico;
- 8,51% de doença diverticular;
- 8,1% de celulite infecciosa;
- 3,8 de pólipos do cólon (quadro associado com câncer de intestino).
Agora sabemos que tem um tempo mínimo necessário e quais as doenças que ela previne. Mas qual é a melhor atividade física para manter a saúde?
Quais atividades praticar?
De acordo com o estudo, o mais importante a ser considerado na hora de investir o tempo mínimo de atividade física é escolher alguma que faça o coração trabalhar de forma moderada ou vigorosa.
Como assim? Foco na intensidade. Para saber a intensidade, basta reparar quão difícil é falar durante o movimento. Se for possível conversar: leve; se começar a ficar difícil continuar a fofoca: moderado; se for preciso para de falar para conseguir fazer a atividade: vigoroso.
Então, não é sobre qual atividade, mas sobre como você vai praticar a atividade. Desse modo, vale investir em atividades como caminhada, corrida, andar de bicicleta e subir escadas. Cumprir o feijão com arroz já dá resultado. Agora bora!