Qual círculo você escolheria? A resposta define sua personalidade

O psicanalista Carl Jung costumava avaliar a identidade de uma pessoa, assim como integridade mental e relacionamentos, com estes círculos.

Os círculos – ou mandalas – eram considerados símbolos poderosos em muitas culturas antigas. O psicanalista Carl Gustav Jung costumava avaliar a identidade, a integridade mental e os relacionamentos de uma pessoa por meio de tais círculos.

O teste que dispusemos abaixo é simplificado e focado exatamente nisso. Nele, estão vários símbolos circulares e você precisa escolher aquele que melhor corresponde ao seu mundo interior.

Tente se imaginar dentro de cada um desses círculos. Em qual deles você se sente mais confortável?

Estude o desenho por alguns segundos e escolha aquele que mais chamou sua atenção e do qual você pode se sentir parte.

Agora, confira o que cada escolha significa e conheça um pouco mais de si mesmo. Vamos lá!

Círculo 1 – A evolução da identidade

Como os ponteiros de um relógio girando em círculo, este também começa com uma linha fina que vai ficando cada vez mais grossa e finalmente atinge sua espessura máxima. É preciso ressaltar que o círculo não se fecha, e isso significa evolução e crescimento contínuos.

Esse significado se deve ao fato de você ter uma personalidade egocêntrica. Você quer melhorar, aprender, explorar o mundo sem se envolver demais no processo.

Você é uma pessoa bastante reservada, e o seu percurso corresponde a este padrão: você sempre quis conhecer e se comunicar com pessoas mais maduras, porque não encontrava semelhanças com os seus pares. Você sempre foi mais velho do que sua idade, e um exemplo clássico de alguém que gosta de resolver seus problemas sozinho.

Círculo 2 – Libertação

Este círculo é o único onde podem ser vistos os grafismos exterior e interior, sendo possível notar que alguns deles estão espalhados por toda a linha da roda. Essa característica pode significar emancipação como liberdade de restrições impostas por você mesmo ou por terceiros (família, trabalho etc.).

Você é uma pessoa que se mantém firme, estabelece limites, mas não tem medo do mundo exterior. Existe uma boa harmonia entre como você se percebe e como interage com o mundo exterior.

Você é uma pessoa aberta a novos conhecimentos e não gosta quando são impostos esquemas rígidos. Você acredita fortemente na amizade e é um farol para muitas pessoas do outro lado do círculo.

Círculo 3 – Uma união valiosa

O ponto central desse círculo é seu núcleo interno, a árvore. Na psicologia, a árvore simboliza família, união, conexões. O centro de sua vida são seus apegos, que são o núcleo integral de sua identidade. Você acredita nos valores da família e é um protetor por natureza e, com o tempo, se torna um suporte confiável para seus entes queridos.

A árvore se estende para cima com seus muitos galhos: você instintivamente cuida de quem está ao seu redor, se sente responsável por seus entes queridos, mas também sabe dar-lhes liberdade de ação com sabedoria e não é intrusivo.

O círculo não está fechado, mostrando uma abertura para o exterior e para mudanças que você está pronto para aceitar sem ser muito dramático.

Círculo 4 – Constância

Como no desenho 3, este círculo tem um núcleo central, só que desta vez não é uma árvore, mas uma flor de lótus estilizada. Esta flor pode germinar e crescer em condições extremas. Para uma pessoa, simboliza as habilidades de transformação e estabilidade.

A flor de lótus simboliza a mudança: não é uma planta perene, e sua vida é estritamente cíclica. Cresce, floresce, murcha e renasce em um novo ciclo de vida. Você já entende que todos os acontecimentos costumam seguir seu curso, e em sua filosofia tudo passa, mais cedo ou mais tarde.

Círculo 5 – Consistência

Este é o único círculo fechado, mas isso não significa realmente estagnação. Você é uma pessoa dinâmica, e até a ideia de parar em um lugar o assusta. Portanto, você gosta de viajar e obter novas experiências de vida.

Cada círculo é sólido, e o que você escolheu é feito de linhas e não há figuras, apenas uma borda entre dentro e fora. Você é uma pessoa muito racional que tem dificuldade em perdoar: a consistência é sua principal característica, mas também pode se transformar em rigidez.

Você é uma pessoa consistente, e é difícil para você mudar de ideia. Você segue os princípios que estabeleceu há muitos anos e seus valores são sempre os mesmos. Além disso, você é um exemplo clássico de alguém que consegue manter velhas amizades, mesmo quando parece que o mundo inteiro está contra você.

Círculo 6 – Originalidade

A opção que você escolheu se assemelha a várias rodas combinadas em uma. Mostra a flexibilidade e a criatividade da mente. Você gosta de diplomacia e sabe reagir com flexibilidade a eventos externos: você é perfeitamente capaz de se adaptar e saber persuadir.

As linhas que se separam do círculo principal representam sua criatividade. Muitas pessoas confundem criatividade com habilidade artística, mas há uma diferença entre essas qualidades, e a criatividade é um desafio a qualquer coisa estabelecida.

Você não gosta de regras, mas de fazer as coisas do seu jeito, e é meio anarquista. Sua história de vida o levou a interagir com o mundo exterior sem sofrimento, mas trazendo um pedaço de si para dentro dele.

você pode gostar também