'Próxima Pangeia': mapa apresenta como será a configuração dos continentes no futuro

Algumas características antigas podem ser retomadas após milhões de anos. Saiba mais sobre a 'Próxima Pangeia'.

Todas as ações da humanidade podem impactar o planeta, e os estudiosos apontam este fato constantemente. Um novo assunto que está em destaque relaciona-se às modificações da Terra e, o mais interessante, é que ele replica uma das principais alterações sofridas pelo nosso planeta ao longo de seus anos de existência. Confira detalhes sobre a futura união dos continentes.

Nova conformação da Terra

Há alguns milhões de anos, aproximadamente entre os períodos das eras Paleozoica e Mesozoica, a distribuição de terras no planeta era diferente da que conhecemos atualmente. Todos os continentes, que hoje são divididos por grandes extensões de mares e oceanos, estavam interligados como uma unidade.

Nesse contexto, alguns estudiosos afirmam que essa conformação pode ser retomada em breve com a futura união dos continentes.

A separação existente na atualidade se deu por conta do movimento das placas tectônicas, que continua até os dias de hoje. Contudo, essa movimentação é menos perceptível, pois ocorre em menor escala. Partindo desse princípio, existem alguns estudiosos que acreditam na possibilidade de reaproximação das terras, o que ocorreria de forma progressiva em aproximadamente 250 milhões de anos.

Após uma pesquisa realizada pelo Paleomap Project, o estudioso Chris Scotese divulgou essa hipótese de unidade da Terra. Nesse sentido, para facilitar a visualização do que seria o resultado desse processo, uma conta na rede social Reddit divulgou um mapa futuro do que seria a chamada “Próxima Pangeia”.

Fonte: Reddit/Reprodução

A imagem demonstra como o mundo seria após essa reaproximação, e muitos internautas se questionaram sobre os benefícios e também as consequências que essa mudança geraria na humanidade. Um dos primeiros pontos a ser pensado é a redução na distância entre as populações e as viagens mais curtas.

Se essa hipótese se concretizar, o mundo daqui a 250 milhões de anos terá mais semelhança com o antigo planeta do que com a nossa realidade atual, o que é difícil de imaginar.

você pode gostar também