Pronto para mudar o relógio? Volta do horário de verão pode acontecer a qualquer momento
O possível retorno do horário de verão está em debate e segue dividindo opiniões no Brasil. Motivo tem a ver com as mudanças climáticas.
Sentiu falta dele? O famoso horário de verão está de volta às conversas do governo. A ideia é tentar reduzir os problemas no setor de energia, que está passando por uma grave crise hídrica. O Ministério de Minas e Energia está estudando a possibilidade de trazer de volta a medida. Portanto, a expectativa é que a mudança ajude a aliviar o sistema elétrico, especialmente nos horários em que o consumo dispara, como no começo da noite.
Apesar disso, a proposta gera opiniões bem divididas. Há quem acredite que o horário de verão ajuda a economizar energia e ainda movimenta a economia, enquanto outros consideram que a medida não faz mais tanto sentido, principalmente por causa das mudanças no padrão de consumo e dos avanços tecnológicos.
Horário de verão pode aliviar o consumo de energia
Quem defende o horário de verão aposta que ele poderia ajudar a evitar um pico de consumo no início da noite. Nessa hora, a energia solar já não está mais em funcionamento, e as pessoas chegam em casa, ligam o ar-condicionado, a TV, o chuveiro e o ventilador, tudo ao mesmo tempo. Logo, isso acaba forçando o uso de usinas termelétricas, que são caras e poluentes. Com o horário de verão, esse pico seria deslocado, dando uma folga para o sistema elétrico.
Mas nem todo mundo está convencido de que essa ideia é tão boa assim. Há quem diga que o horário de verão não gera uma economia de energia tão significativa quanto parece, já que o problema maior está no uso do ar-condicionado e não nas luzes. Assim, com o aumento do calor, mais pessoas usam esses aparelhos, o que acaba por anular a economia com iluminação.
Foto: Shutterstock
Impactos econômicos da mudança
Além do papo sobre a energia, há a questão econômica. Quem é a favor do horário de verão lembra que ele pode dar um gás no comércio e no turismo, já que as tardes ficam mais longas e as pessoas acabam aproveitando mais o dia. Dessa maneira, isso ajuda a movimentar bares, restaurantes e eventos ao ar livre, por exemplo.
Por outro lado, há uma turma que reclama que o impacto positivo não é mais tão grande assim. Hoje em dia, o consumo de energia é bem diferente, e os aparelhos eletrônicos que usamos com mais frequência não dependem tanto da luz do sol.
E claro, há sempre quem goste e quem odeie. Há pessoas que adoram os dias mais longos e aproveitam para sair depois do trabalho. No entanto, muita gente também reclama da dificuldade de se adaptar ao novo horário, sentindo cansaço nas primeiras semanas da mudança.
Decisão política vai definir se o horário de verão volta
No fim das contas, a volta do horário de verão vai depender de uma decisão política. O governo precisa analisar se vale a pena trazer a medida de volta, especialmente em tempos de crise hídrica.
O ministro Alexandre Silveira e o vice-presidente Geraldo Alckmin já falaram sobre o tema, sugerindo que o horário de verão poderia ser uma boa solução para economizar energia. No entanto, nada está decidido ainda, e a medida continua dividindo opiniões entre especialistas e o público.
Enquanto isso, a discussão continua. Será que o horário de verão volta? Ou vamos seguir sem adiantar os relógios?