Regulamento de privacidade põe em xeque criptografia do WhatsApp; e agora?
Tudo isso graças a um novo regulamento de lei chamado Online Safety Bill.
O WhatsApp, conhecido popularmente pelos brasileiros por ser o principal aplicativo de mensagens utilizado no país, sempre se “gabou” de sua incrível tecnologia de ponta no quesito criptografia.
Para aqueles que não o conhecem, esse é um recurso que proporciona enorme privacidade a todos os usuários. Dessa forma, ninguém conseguirá ter acesso às mensagens, a não ser quem estiver recebendo ou enviando-as diretamente por meio de uma conversa.
No entanto, ao que tudo indica, toda essa segurança prometida pela Meta, empresa responsável pelo aplicativo, poderá cair por água abaixo. Continue lendo para saber o motivo.
WhatsApp terá sua criptografia anulada
Você deve estar se perguntando o motivo que levaria a isso e ele é bem simples: um novo regulamento de privacidade chamado Online Safety Bill.
O regulamento em questão está sendo implantado no Reino Unido para proteger crianças e adolescentes de ataques, como violência sexual, fraudes, discurso de ódio, além da pornografia de vingança, entre outros pontos.
Diante disso, o novo regulamento exige que o aplicativo forneça as informações de seus usuários para os órgãos responsáveis por fiscalizar as conversas.
Assim, se o mensageiro da Meta fornecer as informações necessárias, ele precisará abrir mão de sua tão famosa criptografia e permitir que as conversas sejam vistas.
Logo, diante disso, as informações acerca dos usuários seriam amplamente compartilhadas. Aqui, é importante destacar que a tecnologia de ponta tem sido o principal diferencial do aplicativo em relação aos demais, uma vez que outras pessoas não podem ter acesso às conversas.
Com base em tudo isso, o WhatsApp busca meios para manter a privacidade de seus usuários longe de divulgações. Porém, se não houver como impedir, é bem provável que os dados de milhares de pessoas estejam em perigo e possam ser divulgados.
Em suma, um regulamento que possuía intenções das mais puras e direitas poderá acabar prejudicando a vida de muitos usuários da plataforma, já que suas conversas, agora, poderiam ser acessadas, o que tira a privacidade dos usuários da plataforma da Meta.
Por fim, apesar de todos esses rumores, ainda não sabemos quais serão as medidas tomadas pela companhia.