'Prince of Persia' foi um verdadeiro desafio para seu criador; entenda
Jordan Mechner mergulhou de cabeça no desenvolvimento do jogo. Saiba como ele superou os desafios tecnológicos para criar essa obra-prima.
Jordan Mechner, um jovem programador nova-iorquino, já havia feito seu nome no mundo dos jogos quando embarcou na ambiciosa jornada de criar ‘Prince of Persia‘.
Este projeto não seria apenas um desafio de criatividade, mas um teste de superação das limitações tecnológicas da época.
Conheça, a seguir, os principais desafios enfrentados ao longo dessa jornada.
‘Prince of Persia’ desafia criadores
Jordan Mechner, aos 25 anos, já havia alcançado sucesso com ‘Karateka’, uma aventura de artes marciais para Apple II, quando iniciou o desenvolvimento de ‘Prince of Persia’.
Com uma abordagem inovadora e a ajuda de sua família, Mechner utilizou a técnica de rotoscopia para criar animações realistas, um marco na indústria dos jogos.
Após o sucesso de ‘Karateka’, Mechner enfrentou o desafio de superá-lo com ‘Prince of Persia’.
Inspirado em aventuras clássicas, como ‘Indiana Jones’, ele quis criar um jogo com armadilhas e inimigos, que exigisse mais do que lutas, mas uma variedade de movimentos para o personagem principal.
As animações foram baseadas em seu irmão mais novo, utilizando a mesma técnica de rotoscopia.
Imagem: Eurogamer/Reprodução
O maior desafio surgiu com as limitações do Apple II. Com apenas 48 kilobytes de memória, menos do que um arquivo de texto moderno, Mechner teve que otimizar cada byte.
As animações iniciais já excediam esse limite. Para contornar isso, Mechner usou técnicas de programação avançadas, incluindo um comando único, o EOR (Exclusive-OR Memory with Accumulator), que permitia múltiplas funções para um mesmo byte de dado.
Esse comando foi crucial para criar Shadow Man, um antagonista inovador que desfazia as ações do protagonista e roubava poções vitais, adicionando um elemento de urgência ao jogo.
Esse inimigo era a própria imagem do jogador, tornando os combates um jogo de reflexão e estratégia, não apenas de ação.
Imagem: Gogamer/Reprodução
Outro obstáculo foi a animação das lutas. Sem acesso a um esgrimista e com seu irmão longe, Mechner inspirou-se em uma cena de ‘Robin Hood’, de Errol Flynn, para criar movimentos realistas de esgrima.
Apesar do declínio do Apple II, ‘Prince of Persia’ foi portado para outras plataformas, alcançando um sucesso ainda maior. Sua influência se estendeu a jogos subsequentes, incluindo ‘Assassin’s Creed‘.
A série ‘Prince of Persia’ continua viva, com uma nova versão a ser lançada, prometendo uma fusão de influências do jogo original e mecânicas modernas de metroidvania.