Streaming: por que Prime Video fica ‘no chinelo’ em relação aos seus concorrentes?
Prime Video é um streaming atraente, com baixa mensalidade, mas que está indo de mal a pior por diversas razões.
O serviço de streaming Prime Video, da Amazon, está ficando para trás. Ao que tudo indica, a empresa parece não saber ao certo o que fazer com a plataforma.
Dessa maneira, segundo dados da Nielsen, em relação a séries, o Prime Video não teve o retorno esperado. A gigante do streaming Netflix ficou com os dez primeiros lugares das séries de streamings originais mais assistidas.
Mesmo sendo detentora de grandes sucessos como “The Boys”, “Senhor dos Anéis” e até mesmo séries premiadas como “Fleabag”, a plataforma da Amazon não possui potência o suficiente para derrubar os concorrentes.
No ranking, as séries do Prime Video que ocuparam o 11º e o 15º lugares foram, respectivamente, “The Boys” e “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”. No ano de 2021, nenhuma das séries lançadas pela Amazon ocuparam as quinze primeiras posições.
Nesse sentido, de acordo com fontes anônimas entrevistadas pelo The Hollywood Reporter, o grande problema está na lógica mercadológica.
Diante desse contexto, ex-executivos da Amazon e showrunners creem que essa posição se justifica porque a Amazon Studios é confusa ao fazer negócios por não ter filosofia de produtos.
De acordo com as fontes anônimas, a empresa não possui uma visão única do que seja uma “produção original” e acredita que as decisões devem ser tomadas pautadas em métricas.
Ou seja, aquelas obras com o maior número de visualizações são mais valorizadas pelo streaming. Ao invés de a decisão ser tomada pelo departamento criativo, elas são tomadas com base nas métricas.
Amazon trata mal seus funcionários?
Além disso, outra questão que influencia a empresa a não ter bons resultados é a maneira como trata os funcionários.
Tirando aqueles que fazem parte do Executivo, os funcionários trabalham em condições nada favoráveis, com baixa remuneração. Ao contrário dos funcionários da Netflix, que podem escolher quanto receberão e possuem ações na empresa.
Além disso, a Amazon não investiu tanto dinheiro em conteúdos originais em comparação à Netflix. No ano passado, investiu apenas US$ 7 bilhões em “originais da Amazon, esportes ao vivo e conteúdo de vídeo licenciado de terceiros incluído no Prime”.
Enquanto isso, a Netflix investiu US$ 16,84 bilhões em 2022. Mesmo com os investimentos de bilhões, existem diversos motivos para a Amazon não estar à frente de seus concorrentes. Por fim, resta a empresa descobrir a maneira certa de lidar com esses pontos negativos.