Prepare-se para se encantar! Fenômenos astronômicos imperdíveis de março

Neste ano, março promete um espetáculo celeste imperdível: cometas, eclipses e conjunções astronômicas invadem o céu. Acompanhe os principais eventos que ocorrerão no mês.

Março de 2024 promete ser um verdadeiro espetáculo para os amantes da astronomia, oferecendo uma série de eventos celestiais que vão cativar ainda mais a curiosidade e a emoção dos aficionados por esse universo infinito de estrelas e planetas.

Para quem gosta de astronomia, este mês se apresenta como uma ótima oportunidade para mergulhar ainda mais nas maravilhas do cosmos e começar a explorar os mistérios do espaço sideral.

Eventos astronômicos mais importantes de março

O céu em março estará repleto de eventos astronômicos – Imagem: Revista Galileu/Reprodução

Com eventos que vão desde o brilho fugaz de cometas até a delicadeza dos eclipses lunares e as majestosas conjunções planetárias, há algo para todos os níveis de interesse e experiência.

O mês convidará os observadores a levantarem os olhos para o céu noturno e contemplarem a grandiosidade do universo que nos cerca.

Confira os principais eventos astronômicos a seguir.

Cometa C/2021 S3

Se você não teve a oportunidade de testemunhar o espetáculo celestial do cometa C/2021 S3 (PANSTARRS) em seu ápice de brilho, infelizmente, já passou.

O pico de brilho ocorreu no dia 1º de março, mas ainda é possível vislumbrá-lo enquanto ele viaja pelo espaço.

Mesmo que sua luz esteja cada vez mais fraca, aplicativos de astronomia podem ajudá-lo a localizá-lo no céu, e o uso de binóculos ou telescópios pode oferecer uma visão mais detalhada.

Eclipse penumbral

Outro evento fantástico para marcar no calendário é o eclipse penumbral da Lua, programado para o final do mês, especificamente no dia 25 de março.

Eclipse penumbral, uma pequena sombra na Lua – Imagem: Catraca Livre/Reprodução

Diferentemente de um eclipse total, em que a Lua fica completamente encoberta pela sombra da Terra, no eclipse penumbral, apenas uma parte da luz solar é bloqueada, resultando em um leve escurecimento da Lua.

Entretanto, cientistas já alertam que essa sombra pode ser realmente bem sutil, tornando-a difícil de observar e perceber.

Conjunções

Além desses eventos específicos, março também traz várias conjunções astronômicas notáveis.

No dia 3, houve uma conjunção entre a Lua e a estrela Antares. Já no dia13, ocorrerá uma conjunção entre a Lua e Júpiter, e outra entre Vênus e Saturno em 21 de março.

Nas conjunções, os corpos celestes parecem estar próximos no céu, mas, na realidade, estão separados por enormes distâncias no espaço, uma ilusão de ótica que fascina os entusiastas desse mundo.

Equinócio no hemisfério sul

Por último, mas não menos importante, há o Equinócio de Outono no Hemisfério Sul, que ocorrerá no dia 20 de março. Este é o momento em que o Sol cruza o equador, marcando o início do outono no Sul e da primavera no Norte.

Durante o equinócio, a duração do dia e da noite é praticamente igual em todo o mundo, proporcionando um equilíbrio único entre luz e escuridão.

Com todos esses eventos, março deste ano reserva uma série de espetáculos celestes emocionantes para os observadores do céu, desde cometas e eclipses até conjunções planetárias e o equinócio.

É um momento emocionante para olhar para cima e contemplar a vastidão do universo que nos rodeia.

você pode gostar também