Prepare-se! Em breve, eclipse solar anular poderá ser visto NESTAS regiões do Brasil
Você gosta de eventos astronômicos? Se sua resposta foi 'sim', prepare-se! Brasil será contemplado com um eclipse diferenciado em breve.
Onde estão os fãs de astronomia? Outubro é o mês de um momento muito especial para quem gosta de acompanhar os eventos astronômicos. Ainda não está sabendo? Um eclipse solar anular está programado para iluminar os céus do país neste mês.
Se você deseja se preparar para acompanhar esse momento único, então anote a data em que isso ocorrerá: 14 de outubro.
O mais legal é que isso será uma experiência única para os observadores de todo o território brasileiro, dando a eles a chance de acompanhar esse momento incrível. Porém, será que você vai conseguir ver de onde mora? É importante ficar de olho.
Imagem: Brasil Escola/Reprodução
Em quais locais o eclipse solar será visto?
As regiões Norte e Nordeste terão a privilegiada oportunidade de acompanhar a cobertura solar mais completa. Cidades como Natal (RN), João Pessoa (PB) e Juazeiro do Norte (CE) se destacam como locais ideais para a observação. Ou seja, quem estiver nessas regiões poderá ver 80% do eclipse solar.
Já em outras regiões do Brasil, como Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a visibilidade será parcial. Nesses locais, o evento começará por volta das 15h (horário de Brasília) do dia 14 e não preencherá o Sol por completo. Ainda assim, será possível aproveitar ao máximo esse momento tão icônico.
Em um eclipse solar anular, a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, criando uma sombra que bloqueia a luz solar. No entanto, devido ao alinhamento específico, o Sol ainda é visível como um impressionante anel de luz ou fogo por trás da Lua.
É importante ressaltar que a observação desse fenômeno requer cuidados especiais. Nunca deve ser feita a olho nu, sendo necessário utilizar filtros de proteção adequados ou focar apenas o reflexo do Sol. Isso ocorre porque a luz do Sol pode machucar o olho e causar problemas.
Portanto, anote em sua agenda e não esqueça de acompanhar um dos momentos mais incríveis que acontecerão no céu em outubro.