PREOCUPANTE: Panetones diminuem de tamanho e aumentam de preço

Essa mudança significativa no tradicional produto das festas de fim de ano tem gerado preocupação entre os consumidores. Descubra quais são os motivos por trás disso.

Não dá para pensar em Natal e não lembrar dos deliciosos panetones, não é mesmo? De frutas, chocolate ou brigadeiro, cada um tem um sabor especial e único.

Nessa época do ano, costumam custar mais caro em relação aos outros meses, afinal, em dezembro, a procura pelo doce típico aumenta.

Mas, em 2023, um fenômeno tem chamado a atenção. O preço do panetone aumentou e seu tamanho diminuiu. Como resultado, os consumidores têm comprado menos em comparação com o ano anterior.

O tamanho do panetone diminuiu

As embalagens médias dos panetones vendidos estão 21,1% menores em comparação com o ano de 2022.

A Scanntech, uma empresa de inteligência de varejo alimentar, afirma que produtos que costumavam ter 500g agora têm 400g. Tais informações foram coletadas em mais de 40 mil pontos de venda.

Em relação ao preço por quilo, houve um aumento de 27% em comparação com novembro de 2022. Em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, os valores dispararam 45,8%

No interior de São Paulo, os panetones apresentaram um aumento de 24,7%, enquanto na capital paulista a alta foi de 21,2%.

Os consumidores têm adquirido menos panetones — o volume médio de vendas foi 13,8% menor em novembro de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Ainda não há dados disponíveis para dezembro.

A busca pelo item tradicional das festas de fim de ano chegou a cair até 300% nas vendas. A maior queda nas vendas ocorreu na região Centro-Oeste, com uma redução de 27,7%.

Em segundo lugar, estão os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com um volume de vendas 21,3% menor.

Em São Paulo, a diminuição na quantidade de vendas foi de 12,6% no interior do estado e de 10,7% na região metropolitana da capital.

De acordo com dados da consultoria Horus, os panetones de 500g apresentaram o maior aumento de preço, com um acréscimo de 28% em novembro de 2023 em relação a 2022. No ano anterior, eles custavam, em média, R$ 25,86; enquanto em 2023, são vendidos por R$ 33,30.

Os panetones menores, de 80g, tiveram uma queda de valor em comparação com o ano passado, com uma média de R$ 8,62 para R$ 7,55 este ano.

Segundo a consultoria Horus, em média, cada consumidor compra 1,2 panetones. Porém, enquanto em 2022 o cliente gastava R$ 19,68 na compra do panetone, neste ano tem gastado R$ 20,11.

Fenômeno levanta questões sobre a qualidade e o valor dos produtos típicos das festas de final de ano – Foto: FreePik/Reprodução

Reduflação: o que é isso?

A reduflação ocorre quando as empresas diminuem o tamanho das embalagens para manter o mesmo preço. Isso significa que a quantidade ou a qualidade do produto é menor, mas o preço não diminui na mesma proporção que a embalagem.

Tal prática é uma forma de as fabricantes repassarem a inflação para os consumidores. Em 2022, isso aconteceu com produtos como sabão em pó, molho de tomate, entre outros.

A retração inflacionária também abrange alterações nos ingredientes e na qualidade dos produtos. Um exemplo recente é o caso do leite condensado, no qual várias marcas substituíram os ingredientes por uma “mistura láctea”. No ano passado, chocolates, doces e manteigas igualmente passaram por modificações em suas composições.

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