Premier League na mira: Operação 404 derruba mais canais de transmissão ilegal
Polícia civil intensifica o combate à transmissão ilegal, agora desativando sites e apps piratas de Premier League no Brasil.
Recentemente, a Polícia Civil brasileira retomou com vigor a Operação 404 com mandados de 24 casos, dos quais 22 envolvem domicílios em solo brasileiro, enquanto os dois restantes estão localizados na Argentina e nos Estados Unidos.
No estado do Mato Grosso, um marco significativo foi alcançado quando a polícia localizou a fonte de transmissão de um serviço pirata que atendia a mais de 60 mil clientes.
Durante a operação, foram apreendidos celulares e computadores utilizados para operar essa atividade ilegal. Essa descoberta, sem dúvida, terá efeitos significativos na investigação.
O foco central da operação é erradicar transmissões clandestinas e plataformas que disponibilizam conteúdo de streaming de maneira totalmente ilegal, além de identificar e combater irregularidades em serviços de TV por assinatura.
Conteúdos ilegais e perigosos
Imagem ilustrativa de pessoa consumindo conteúdo ilegal. – Imagem: Reprodução
Os conteúdos transmitidos de forma ilegal, além de serem proibidos por lei, representam uma ameaça à segurança dos usuários.
Muitas dessas transmissões ilegais estão permeadas por inúmeros anúncios, os quais frequentemente contêm malwares ocultos que podem comprometer a integridade dos dispositivos dos usuários.
Ademais, tais transmissões não possuem a devida autorização para estar no ar, violando direitos autorais e comprometendo a indústria do entretenimento.
A Operação 404 não se limita ao combate contra transmissões ilegais de TV por assinatura e serviços de streaming.
Recentemente, aplicativos que transmitiam jogos, como os da renomada Premier League do Campeonato de Futebol Inglês, foram cancelados.
Essas ações visam preservar a integridade das competições esportivas, protegendo seus direitos de transmissão e as receitas associadas.
Mais detalhes sobre a Operação 404
Iniciada em 2019, a Operação 404 tem como objetivo conter a pirataria digital e garantir sua erradicação. O nome peculiar da operação provém do código de erro 404, que surge quando um site não pode ser acessado.
Só neste ano, aproximadamente 11 pessoas já foram detidas durante as diferentes etapas dessa ação, destacando o comprometimento das autoridades em impedir a continuidade das práticas ilegais no ambiente digital.