Prada no espaço: grife vai ajudar na criação de trajes para missão Artemis III
Equipe da marca de luxo é especializada e já atuou em projetos bem específicos anteriormente.
A Prada vai levar o mundo da moda a lugares nunca antes explorados por uma grife: o espaço sideral. É que a marca de luxo vai participar do desenvolvimento dos trajes espaciais da missão Artemis III, da Nasa. Os “looks do dia” serão utilizados pelos astronautas que, se tudo der certo, vão pisar na Lua.
O anúncio da participação da marca de luxo foi feito pela Axiom Space, empresa que é responsável por liderar o projeto.
Os engenheiros da Prada vão atuar em conjunto com a equipe responsável na sede da companhia, que está localizada no Texas, Estados Unidos. O objetivo dessa parceria é criar a Unidade de Mobilidade Extraveicular Axiom (AxEMU), ou seja, o traje espacial.
O equipamento precisa ter características específicas, a fim de fornecer a capacidade necessária para a exploração da Lua. Os trajes serão criados com base em um antigo projeto, o xEMU. É como se ele fosse uma evolução que traz mais flexibilidade, mobilidade e proteção para os astronautas.
Esse projeto também vai servir como base para a próxima geração de equipamentos, que provavelmente serão utilizados em outras missões espaciais, por isso servirão para testes científicos.
Imagem: Reprodução
Parceria pode ter impasses
Até o momento, sabe-se que a Prada ficará responsável pela criação do design dos protótipos dos trajes. O CEO da Axiom Space, Michael Suffredini, explicou que os especialistas da grife vão criar soluções que possuem a capacidade de fornecer proteção contra as condições hostis que são encontradas tanto no espaço quanto na Lua.
A experiência da Prada com matérias-primas, técnicas de fabricação e conceitos de design inovadores trará tecnologias avançadas fundamentais para garantir não apenas o conforto dos astronautas na superfície lunar, mas também as tão necessárias considerações de fatores humanos ausentes dos trajes espaciais.
Mas por que a Prada, afinal?
Você provavelmente estranhou o fato de uma marca de moda estar ligada à criação de um traje espacial tão específico. No entanto, é importante ressaltar que a grife possui bastante experiência em desafios mais engenhosos como esse.
O diretor de marketing da marca, Lorenzo Bertelli, chegou a recordar que a marca participou da criação dos uniformes de inúmeras equipes de veleiros ao redor do mundo.
“Nossas décadas de experimentação, tecnologia de ponta e conhecimento de design – que começaram nos anos 90 com Luna Rossa desafiando a Copa América – serão agora aplicadas ao design de um traje espacial para a era Artemis. É uma verdadeira celebração do poder da criatividade e inovação humanas para o avanço da civilização”, afirma Bertelli.