Por trás dos bastidores: a escolha inicial que mudaria toda a história de Harry Potter
Diretora do elenco revela que Daniel Radcliffe quase não foi a primeira escolha para interpretar Harry Potter.
Quando pensamos em Harry Potter, a imagem de Daniel Radcliffe interpretando o icônico bruxinho nos cinemas logo surge instantaneamente em nossas mentes. No entanto, é quase inacreditável imaginar que ele quase não foi a primeira escolha para o papel.
Após tantos anos, Radcliffe se tornou indiscutivelmente sinônimo de “Harry Potter”, mas houve um momento em que outro ator esteve prestes a assumir o papel mais famoso do mundo mágico.
Essa história foi revelada pela diretora de elenco da saga, Janet Hirshenson. Em uma entrevista para o HuffPost, ela explicou que, quando assumiu o papel, outro diretor de elenco já estava trabalhando há cerca de um ano.
Além disso, a escolha de Emma Watson para ser Hermione e Rupert Grint como Rony já estava definida. Apesar disso, o papel principal ainda estava em aberto.
Sabemos que uma das exigências de J. K. Rowling era que todos os atores contratados para a saga fossem britânicos. Não havia exceções a essa regra, a ponto de Robin Williams ter sido recusado para o papel de Hagrid.
Mesmo assim, Liam Aiken, que já havia colaborado em um projeto com o diretor Chris Columbus, chegou a fazer um teste para o papel, mas a questão da idade foi um obstáculo.
“Eles também eram muito específicos em relação às idades porque esperavam que houvesse vários filmes, então não podíamos escolher uma criança de 13 anos para interpretar um personagem. Eles precisavam ter, pelo menos, a idade adequada do personagem.”
Este outro ator quase foi escolhido
A procura continuou por um tempo. De acordo com Janet, em algum momento da incansável busca, o nome de Jamie Bell surgiu e, de fato, houve uma grande pressão para que o ator fosse submetido a um teste. Portanto, ele começou a se tornar a preferência de muitos.
“Ele era um ator muito bom, mas tinha apenas 14 anos. E para complicar as coisas, eu precisava de um garoto de olhos azuis ou verdes, porque uma característica marcante de Harry são seus olhos verdes ou azul-esverdeados.”
Imagem: Reprodução
A escolha de Daniel
Apesar da pressão pela escolha de Jamie Bell, o ator foi descartado como opção. Portanto, a busca prosseguiu. Foi o próprio diretor, Columbus, que descobriu Radcliffe. Ele conheceu o ator em uma noite aleatória no teatro.
“Uma noite, David Heyman, o produtor, foi ao teatro e conheceu o pai de Daniel, que era agente… então o produtor encontrou Daniel e seu pai e disse a Daniel: ‘Por que você não entra e faz a audição? Pense nisso’. Então ele disse: ‘OK’.”