Você sabe por que seu gato ronrona? Entenda os diferentes motivos
Especialistas apontam que o animal pode expressar diferentes sentimentos por meio desse som.
Uma das características principais dos felinos é o seu ronronar. Os gatos são os animais que se expressam de maneiras diferentes, e uma delas é por meio do som. Ele acontece quando os felinos respiram, repetindo os momentos de inspiração e expiração.
Além disso, independentemente do porte ou se são gatos selvagens ou domésticos, todos compartilham esse fato. Saiba a seguir um pouco mais sobre a explicação do ronronar dos gatos.
Expressões sonoras dos gatos
Embora muitos especialistas se dediquem a estudar as espécies felinas, algumas características ainda não estão totalmente elucidadas, como o ronronar. Porém, existem algumas hipóteses para a explicação do ronronar dos gatos.
Também conhecido como purring, o ronronar, de acordo com os especialistas, é tão natural quanto a própria respiração. Outro ponto importante é que normalmente esses animais liberam o som quando querem expressar alguma alegria ou contentamento.
Ou seja, eles costumam demonstrar interesse por algum objeto ou por alguém por meio do ronronar. Isso significa que a maioria dos roncos representa algo positivo para o animal.
Outros motivos do ronronar
Existem também outros fatos que geram o ronronar. Um deles se relaciona com o nascimento. Eles usam o ronronar para se comunicar sem que algum predador os detecte. Assim, os bebês podem encontrar, sempre que preciso, as suas mães, sem se expor ao perigo que outro som mais alto os proporcionaria. Essa conexão também se reproduz no momento da amamentação.
Quando adultos, os gatos ronronam ao encontrar outro gato que eles consideram amigo. Ou em alguma situação de perigo, como um sinal de alerta. Ainda, em momentos sozinhos, eles também costumam ronronar.
O ronronar também pode ser uma estratégia para chamar atenção do dono e conseguir algo que deseja. Ou até mesmo quando eles estão em alguma situação estressante, o som é utilizado para gerar maior tranquilidade.
Para identificar cada um desses motivos, os donos devem ficar atentos ao comportamento do animal e assim entender em qual momento e sob qual contexto ele é utilizado.