‘Batman’ de 1989: Por que o Coringa deste filme é IMBATÍVEL?
Longa de 1989 apresenta uma mudança crucial na história de um dos personagens, fato que foi responsável pelo grande sucesso da adaptação.
[Aviso: o texto a seguir contém spoilers!]
O filme “Batman” de 1989, estrelado pelo ator Michael Keaton, tem um lugar especial no coração dos fãs do homem-morcego. Tanto o Cavaleiro das Trevas quanto o Coringa, interpretado por Jack Nicholson, se tornaram referência para as adaptações cinematográficas posteriores.
Porém, como todo bom roteiro de cinema, ele apresenta várias diferenças em comparação aos quadrinhos, mas uma mudança em particular é lembrada como o verdadeiro “trunfo” da obra.
Na história roteirizada por Tim Burton, a origem do Coringa é explicada em detalhes para o público. Assim, nós descobrimos que o palhaço do crime se chamava Jack Napier e era um gângster comum de Gotham.
Porém, a vida do criminoso muda radicalmente quando ele cai em um tonel cheio de produtos químicos, após um primeiro encontro com Batman. Enquanto isso nas HQs, a história do antagonista ainda é um mistério e seu passado é um constante motivo de especulação entre fãs.
Inclusive, diversos críticos atribuem a isso parte do grande sucesso do Coringa perante os leitores, sendo a inexatidão da sua origem um tempero a mais na loucura presente no caráter do personagem.
O filme também revela que foi Napier, e não o criminoso Joe Chill, quem matou os pais de Bruce Wayne quando ele ainda era apenas um garoto. Essa foi mais uma clara alteração na história original, mas que agradou muito aos fãs e críticos da época.
Mudanças foram bem recebidas por um dos criadores do herói
As modificações nas origens do Coringa foram tão bem aceitas que até mesmo Bob Keane, um dos criadores do Batman, as elogiou. Segundo ele, a ideia de fazer com que o vilão fosse o responsável por ceifar a vida dos pais de Bruce, e consequentemente pelo surgimento do Batman, foi simplesmente genial!
Kane afirma que, inclusive, gostaria que ele e seu parceiro Bill Finger tivessem pensado nisso na hora de dar vida ao icônico personagem. Essa reviravolta na história foi tão épica que dificilmente poderá ser repetida em outro filme do herói, pois pareceria um plágio da versão filmada em 1989.
Resumindo, foi uma receita genial e certeira, mas que só funciona uma vez! Tanto que, em todos os outros filmes, a versão mantida foi a de que o criminoso John Chill assassinou o casal Wayne.