Por que 'Frozen' faz tanto sucesso com as crianças? A ciência explica
Sucesso no mundo todo e uma das franquias de animação mais famosas da Disney, 'Frozen' carrega elementos que fascinam o público infantil.
Tudo que envolve ‘Frozen’ é um verdadeiro fenômeno comercial. Os filmes acumularam mais de US$ 1 bilhão em bilheteria, as músicas são conhecidas no mundo todo e a franquia de animação é uma das mais potentes da história da Disney.
O público de ‘Frozen’ é, basicamente, infantil. Independentemente da origem ou do local, crianças tendem a ficar hipnotizadas pela história da personagem Elsa e suas aventuras no gelo. Mas o que explica tamanha comoção?
O sucesso do desenho é tão grande que virou objeto de estudo. Especialistas se debruçaram na tentativa de descobrir os elementos que atraem tanto o interesse dos mais novos, e eles conseguiram.
Aspectos cativantes de ‘Frozen’
‘Frozen’ já acumulou mais de US$ 1 bilhão em bilheteria com seus filmes – Foto: Disney/Reprodução
A certeza inicial é de que existem aspectos muito bem trabalhados para conectar as crianças à trama da animação.
Duas psicólogas, que são mães de fãs da história, elencaram algumas hipóteses que explicam tamanho fascínio.
O resultado foi publicado na revista Time. Segundo elas, o primeiro elemento que se destaca é o processamento das emoções.
Crianças com idade pré-escolar tendem a ser impulsivas, de forma que os sentimentos tomam conta do comportamento.
Em ‘Frozen’, a personagem Elsa vive em constante conflito com as emoções, que são tão fortes como as de uma criança.
Quando ela canta e coloca para fora o poder de controlar a própria tempestade emocional, as crianças criam um sentimento de identificação.
Fora isso, existe ainda o aspecto da magia, que facilmente conquista as crianças, ao mostrar que é possível construir um mundo à sua volta, a partir da própria imaginação. A personagem Elsa materializa isso, aos olhos do público.
Com seus superpoderes, ela consegue controlar o gelo, criar seres animados e levantar o próprio castelo. É inevitável que as crianças não pensem que tudo é possível, diante de tamanha inventividade.
Laços afetivos
Um terceiro aspecto está ligado aos laços afetivos. Crianças pequenas, na fase de pré-escola, estão desenvolvendo relações muito fortes com familiares e pessoas ao redor. Elas estão experimentando os sentimentos e a afetividade.
Em ‘Frozen’, as crianças encontram a história perfeita e que complementa bem essa fase da vida. A trama é sobre duas irmãs que tentam se reconectar.
Como último elemento, claro, tem a música. As melodias musicais que aparecem nos filmes são muito agradáveis aos ouvidos infantis.
A música ‘Let It Go’, por exemplo, fala sobre como Elsa está frustrada em sempre tentar ser a garota perfeita.
Como resposta a isso, ela constrói um castelo de gelo para se resguardar. Esses sentimentos todos na tela fascinam as crianças.