Por que Darth Vader foi promovido por Palpatine? Confira na matéria

Por que mesmo após várias derrotas, incluindo a destruição da Estrela da Morte, Darth Vader foi promovido pelo imperador? Entenda a história.

Darth Vader não conseguiu fazer com que os rebeldes não destruíssem a Estrela da Morte, e esse fato que aconteceu em “Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith” fez com que Darth Vader deixasse de ser o favorito do Imperador Palpatine, mesmo após tê-lo livrado de provar a lâmina de Mace Windu e se preparando por um longo período de tempo. Contudo, isso muda por meios inesperados e inusitados.

A derrota de Darth Vader foi mais explorada no ano de 2015, em “Guerra nas Estrelas”, de Kieron Gillen e Salvador Larroca. E além dessa derrota que acabou tendo como resultado a destruição da Estrela da Morte, aqui também são exibidos outros fracassos que fizeram com que o controle do Império sobre a galáxia fosse significativamente atrasado.

Com tudo isso, Palpatine passou a ter um olhar substituível sobre Darth Vader, pois, afinal, ele não estava superando as expectativas como aprendiz. Por estar destruído, Darth Vader sofreu algumas consequências. Entre elas, ele se encontrou destituído de seu comando e foi responsabilizado pelo cético Grande General Cassio Tagde.

Além de tudo, Vader descobriu que o Imperador Palpatine fez com que o médico cibernético Cylo criasse um grupo de supostos substitutos para desafiá-lo. Esse período entre “Uma Nova Esperança” e “O Império Contra-Ataca” caracterizou uma das piores fases de Darth Vader.

O que não se pode esquecer é que, desde sua infância, todos que desafiam Darth Vader costumam estar do lado errado de toda a história. Vader então ocupou-se de abordar sobre o que o levou a essa sequência de derrotas punitivas sofridas pelo Império e, por fim, decidiu ajudar a reprimir uma rebelião sofrida no reino aliado da Rainha Trios, de Shu-Torun.

Sem dúvidas, o sucesso no campo de batalha ajudou Darth Vader e reconquistar a confiança do Imperador Palpatine. Ainda em “Guerra nas Estrelas de Kieron Gillen e Salvador Larroca: Darth Vader”, é mostrado que sua habilidade excepcional ainda é o mais importante, apesar de que, historicamente, ele não tenha demonstrado estar apto a ser um operador político.

Após diversas manobras de identificação de avivamentos e o preparo para casos de fracasso, o próprio Palpatine define, em suas palavras, que é “um império dentro de um império”, pois um império estava sob seu interesse e outro estava sob interesse de Darth Vader.

Diferentemente de outras possíveis organizações que poderiam demitir Darth Vader por isso, Palpatine gostou muito desse fato. Sob a perspectiva do Imperador, Vader estaria levando a sério suas lições e se comprometendo plenamente com o lado sombrio. Isso significa que mestre e aprendiz constituem uma relação de rivalidade e de amizade ao mesmo tempo.

Por fim, assume-se a possibilidade do mestre, Imperador Palpatine, de morrer nas mãos de seu aprendiz Darth Vader. Isso não seria tão surpreendente, pois está comprovado que Vader tem capacidade suficiente para isso.

você pode gostar também