Poluição afeta o desenvolvimento intelectual dos seres humanos, afirma estudo
Estudos recentes associam a capacidade intelectual da população ao nível de poluição.
00A preservação do meio ambiente e as consequências da poluição são alguns dos temas trabalhados constantemente em pesquisas. Porém, poucos avaliaram a relação da poluição com o cérebro humano. Com isso, estudos recentes identificaram como o nível de poluição influencia na capacidade intelectual das pessoas de forma negativa.
Consequências da poluição envolvem todos os seres vivos
Um grupo de pesquisa da Universidade de British, na Colômbia, e da Universidade de Victoria divulgou na revista Environmental Health os resultados de um projeto colaborativo entre as instituições. Ele teve como objetivo avaliar como o nível de poluição pode influenciar negativamente a capacidade intelectual das pessoas.
A amostra foi composta por 25 adultos, os quais foram expostos à fumaça de escapamento a diesel e ao filtro de ar do carro. Essas situações são comuns no dia a dia em grandes cidades. A avaliação da atividade cerebral se deu antes e depois da sessão.
Desse modo, os pesquisadores identificaram que, quando um indivíduo está exposto por tempo superior ou igual a quatro horas, as habilidades e funções essenciais do cérebro sofrem alterações. Assim, nas duas primeiras horas, o cérebro já apresentava falhas, principalmente na memória e no pensamento, favorecendo os sintomas de depressão.
Essas informações são um marco na Ciência. Isso porque, até o momento, acreditava-se que o cérebro estaria protegido dos efeitos poluentes. Porém, o que não se imaginava era que o nível de poluição pudesse tornar as pessoas mais burras.
Assim, a importância dessa conexão foi reafirmada ao Science Daily pelo Dr. Chris Carlsten, professor responsável pelo centro de pesquisa no Canadá sobre doenças pulmonares ocupacionais e ambientais:
“Por muitas décadas, os cientistas pensaram que o cérebro poderia estar protegido dos efeitos nocivos da poluição do ar. Este estudo, que é o primeiro desse tipo no mundo, fornece novas evidências que sustentam que existe uma conexão real entre a poluição do ar e a cognição da mente.”