ChatGPT: 3 polêmicas que estão dando o que falar!
Algumas envolvem uso não autorizado de conteúdo, outras acusam a ferramenta de fazer propaganda para os Estados Unidos. O que você pensa sobre isso?
Desde o seu lançamento, o ChatGPT foi tema de muitas discussões. Todas elas giram em torno da curiosidade do funcionamento dessa tecnologia. Logo a ferramenta ganhou popularidade tanto pelos aspectos positivos quanto pelas polêmicas envolvidas.
Destacamos as 3 principais polêmicas do ChatGPT para você se inteirar.
ChatGPT e suas polêmicas
1. Menção em textos acadêmicos
Em janeiro deste ano, o periódico Springer Nature, divulgou uma atualização das regras de publicação para autores, na qual inclui a não menção do ChatGPT como autor em artigos. O uso dessa ferramenta não é proibido, ou seja, os autores podem usar a IA na escrita ou para ter mais ideias durante as pesquisas. Porém isso deve ser mencionado na metodologia.
Um exemplo pioneiro no uso do ChatGPT no meio acadêmico foi no artigo de opinião publicado na revista Oncoscience. Nele, o chatbot defende o uso de um medicamento. Em contrapartida, a resposta da comunidade científica foi negativa para os artigos que creditam o ChatGPT como autor.
2. Banimento da China
Antes mesmo de ter o seu uso permitido no território chinês, o governo baniu o uso do ChatGPT, pois afirmou que o mesmo ajuda no compartilhamento de desinformação. Além disso, influencia na opinião sobre assuntos geopolíticos.
Alguns aplicativos chineses, como o ChatGPTRobot e AIGC CHAT Bot já estavam em uso da tecnologia até que, em fevereiro de 2023, tiveram os seus programas foram suspensos por conta da “violação de leis e regulamentos relevantes”.
Após confirmar a exclusão da tecnologia no país, o governo afirmou que o ChatGPT dissemina um discurso pró-governo estadunidense e, além disso, que a empresa desenvolvedora OpenAI, admite que a ferramenta é enviesada.
Porém, para não ficar sem essa tecnologia, os desenvolvedores chineses buscam formas de aprimorar a sua própria inteligência artificial.
3. Plágio e uso de fontes sem autorização
Durante o período de teste, a OpenAI recebeu criticas sobre o ChatGPT utilizar conteúdo do The Wall Street Journal e da CNN sem o licenciamento.
Quem notou esse uso foi o jornalista Francesco Marconi através da sua conta no Twitter. Ele descobriu solicitando à própria inteligência artificial as referências usadas para elaboração das respostas.
Outro caso que envolve uso não autorizado de trabalho ocorreu com um grupo de artistas visuais. Na ocasião, eles acusaram as empresas IA Stability AI Ltd., Midjourney e DeviantArt, alegando o uso de imagens protegidas por direitos autorais sem autorização.