Polêmica! Por que a Valve optou por banir do Steam jogos que utilizam arte gerada por IA?
A Valve, empresa responsável pela plataforma de jogos Steam, detalha os motivos por trás da tranca de jogos que utilizam artes geradas por inteligência artificial.
Depois de alguns relatos de jogos com artes geradas por Inteligência Artificial (IA) sendo banidos do Steam, a Valve, empresa responsável pela plataforma de distribuição digital, decidiu revelar parte de seu processo de revisão em relação a esses jogos. De acordo com a Valve, os banimentos ocorreram devido à incapacidade de distribuí-los.
A Valve reconheceu que a IA é uma tecnologia em constante evolução e afirmou que seu objetivo não é desencorajar seu uso no Steam. Pelo contrário, a empresa está trabalhando em como integrar a IA às políticas de revisão já existentes, e enfatizou que seu processo de revisão reflete as leis e políticas atuais de direitos autorais.
Como tais leis evoluem com o tempo, a Valve espera que seu processo de revisão também evolua. A empresa destaca que acolhe e incentiva a inovação e acredita que a tecnologia de Inteligência Artificial tem o potencial de criar novas e emocionantes experiências nos jogos. No entanto, é importante respeitar os direitos autorais existentes.
Imagem: Valve/Reprodução
Após banir jogos, Valve se expõe na internet
A Valve deixou claro que os desenvolvedores são bem-vindos a utilizar tecnologias de IA em seu trabalho, desde que possuam as licenças comerciais regulamentadas e não infrinjam os direitos autorais de terceiros. É fundamental que os desenvolvedores garantam que têm todos os direitos necessários sobre as obras de arte geradas por IA.
A decisão da Valve de banir jogos com artes geradas por IA tem como base a necessidade de cumprir as leis de direitos autorais e garantir a proteção dos criadores originais. A empresa espera que, à medida que a tecnologia e a compreensão jurídica em torno da inteligência artificial avancem, seja possível desenvolver diretrizes mais precisas para lidar com os jogos.
“Nossa prioridade, como sempre, é tentar disponibilizar o maior número possível de títulos que recebemos. A introdução da IA pode às vezes tornar mais difícil mostrar que um desenvolvedor tem direitos suficientes para usar IA para criar ativos, incluindo imagens, texto e música. Em particular, há uma incerteza jurídica relacionada aos dados usados para treinar modelos de IA. É responsabilidade do desenvolvedor garantir que ele tenha os direitos apropriados para distribuição do jogo”, disse a Valve em comunicado.
Em conclusão, a Valve entendeu que os jogos com artes geradas por IA foram banidos do Steam devido à falta de direitos autorais necessários ou à violação dos direitos autorais existentes.
A empresa está evoluindo em seu processo de revisão para acompanhar as mudanças legais e políticas nessa área e incentivar a inovação responsável com a tecnologia de Inteligência Artificial.