Polêmica na loja: funcionários são demitidos por comprar copos Stanley

Caso viralizou nas redes sociais e gerou bastante repercussão nos EUA.

Os copos da Stanley são mundialmente conhecidos por sua capacidade de manter bebidas quentes por um tempo muito maior que os outros produtos convencionais, atualmente existem diversos modelos.

Um evento curioso envolvendo a empresa aconteceu nos EUA e dividiu opiniões na internet. Uma linha de itens lançada em parceria com a cafeteria Starbucks virou febre em território norte-americano, e isso levou a companhia a tomar algumas medidas bastante duras.

Conforme um Business Insider, alguns funcionários foram demitidos da rede de lojas de departamentos Target, simplesmente por comprarem os referidos objetos nos estabelecimentos de trabalho de maneira irregular.

Afinal, os desligamentos realmente foram justo?

Copos Stanley foram totalmente vendidos em uma unidade da Target – Imagem: Brian van der Brug/Los Angeles Times/Reprodução

Há vários relatos de antigos empregados surgindo nas redes sociais e todos mencionam o fato de que eles adquiriram o copo Stanley nos locais onde trabalhavam. O preço do produto girava em torno de US$ 50 (R$ 246 na cotação de hoje).

Inclusive, uma moça chamada Araceli Bernal, em conversa com o Insider, confirmou o ocorrido. Segundo a jovem, tanto ela quanto outros colegas perderam o emprego sob a alegação de terem violado uma política interna da empresa.

Ela, até pouco tempo atrás, atuava em uma franquia de Delaware e já fazia em torno de dois anos que ela trabalhava ali.

Há cerca de duas semanas, ela comprou um produto da linha temática e, dois dias depois, teria sido chamada pelos gerentes que avisaram sobre a sua demissão.

“Sinceramente não pensei que seria demitida, porque não achei que fosse grande coisa”, revelou a ex-colaboradora.

Araceli suspeita que a pessoa responsável pelas peças reservou algumas unidades para alguns funcionários que quiseram comprar.

Infelizmente, a Target não respondeu aos questionamentos enviados pela imprensa, mas um manual do empregado ao qual os repórteres tiveram acesso pode elucidar o caso.

“Os membros da equipe não podem usar seu status para obter uma vantagem injusta sobre os clientes, quando se trata de comprar mercadorias”, diz o texto.

Portanto, o correto seria que os trabalhadores efetuassem suas compras fora do expediente, com a loja aberta.

As regras ainda definem que é “proibida a compra de mercadorias promocionais e/ou de alta demanda”. Mas o manual revela que existe uma exceção à norma:

“Se o produto estiver exposto há mais de 15 minutos, sem que nenhum cliente manifeste interesse, o funcionário pode comprá-lo”.

A violação do código pode causar desligamento. Outros produtos de alto giro e disponibilizados em datas especiais, como a Black Friday, também estão enquadrados nesta política.

Por fim, devido à repercussão da história, relatos de clientes sobre funcionários querendo tirar vantagem na compra dos copos se difundiram em grande escala na web.

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