POLÊMICA: filho de Jack Kirby critica abertamente documentário sobre Stan Lee

Filho do quadrinista Jack Kirby, que assina a maior parte das criações da Marvel, recentemente expressou no Twitter seu descontentamento em relação ao documentário sobre Stan Lee.

Neal Kirby, filho do lendário quadrinista Jack Kirby, criticou abertamente o documentário “Stan Lee“, lançado no Disney+.

Em uma carta divulgada via Twitter no último dia 17, sábado, através de seu filho, Neal expressou sua insatisfação com a produção, alegando que ela atribui créditos a Lee por criações que não são apenas dele, além de passar quase todo o tempo minimizando o trabalho de seu pai.

Na declaração oficial, Neal Kirby aponta que Stan Lee desfrutou de uma voz proeminente na mídia por um longuíssimo período de tempo e aproveitou essa posição privilegiada para se tornar o rosto da Marvel.

Veja a declaração do filho de Jack Kirby sobre o documentário ‘Stan Lee’

Ele destaca que, durante muitos anos, Lee foi o único homem creditado pela criação dos personagens icônicos da Marvel e, devido à sua longevidade, também foi o último.

Neal questiona o fato de Lee ser considerado cocriador da maioria dos personagens da Marvel entre 1960 e 1966, excluindo apenas o “Surfista Prateado“, que foi criado exclusivamente por seu pai.

Neal Kirby também levanta a questão de se Lee teve contribuições reais na criação de todos esses personagens, perguntando se houve algum cocriador que tenha entrado no escritório de Lee e apresentado suas ideias para personagens.

Ele ressalta que Stan Lee desfrutou de décadas de publicidade graças aos filmes da Marvel, enquanto seu pai não teve a mesma visibilidade.

Para Neal, é crucial que a realidade seja estabelecida nesse capítulo específico da história da arte, especialmente quando há tanto debate em volta da inteligência artificial (IA) e direitos autorais.

O filho de Jack Kirby menciona que a primeira vez que seu pai recebeu crédito por uma de suas criações no cinema foi apenas em 2008, no final do filme “Homem de Ferro”, onde seu nome aparece após Lee, Don Heck e Lassy Lieber.

Ele enfatiza que a batalha pelos direitos autorais existe há séculos e destaca a importância de acertar os pontos com a realidade.

Quem foi Stan Lee?

Stan Lee foi um renomado roteirista e editor-chefe da Marvel Comics nos anos 1960, e foi produtor na maior parte dos filmes lançados pelo MCU. O documentário sobre sua vida e obra está disponível no Disney+.  

você pode gostar também