Polêmica com anúncios inusitados da cerveja Corona alimenta debate sobre design

Campanha publicitária da cerveja Corona tem gerado debate intenso sobre design acessível.

A campanha publicitária da cerveja Corona tem gerado discussões acaloradas sobre design acessível. A marca, conhecida por suas imagens paradisíacas e pessoas atraentes, decidiu colocar a mensagem de reciclagem no centro de sua nova série de anúncios, removendo o próprio produto.

Foco em sustentabilidade surpreende

A ausência da cerveja nas imagens gerou controvérsias. Alguns acreditam que a tipografia deveria ser mais legível, enquanto outros enxergam apenas um homem sem camisa. As fotos foram capturadas pelo fotógrafo Thierry des Fontaines, e as garrafas foram retiradas para deixar as mãos vazias e as marcas na areia.  

A legenda diz:

“Devolvemos a garrafa deste anúncio. Devolva a sua.”

É uma campanha inteligente e louvável, que destaca um problema maior do que uma única marca e incentiva as pessoas a descartarem suas garrafas corretamente para evitar a poluição das praias e do mar.

Entretanto, a campanha gerou debate intenso nas redes sociais.

Debate acalorado nos EUA  

Alguns usuários do Reddit criticaram o design devido ao tamanho reduzido da tipografia e ao uso de texto branco sobre áreas claras nas fotografias.

Um usuário até testou o contraste das cores e descobriu que o índice era de apenas 1,43 para 1, muito abaixo do mínimo recomendado de 4,5 para 1, que serve para facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência visual.

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“Inacessibilidade no design é simplesmente um mau design”, afirmou um usuário.

Outros argumentaram que, mesmo em um outdoor grande, obrigar as pessoas a se aproximarem para tentar ler um texto branco e pequeno em áreas claras é um esforço desnecessário, e a maioria ignoraria o anúncio imediatamente.  

A acessibilidade não é a única preocupação em relação aos novos anúncios da cerveja  Corona. Alguns afirmam que os espaços com ausência da garrafa podem ser alvo de grafites ofensivos.  

Além disso, há aqueles que alegaram que isso poderia ser perigoso para os motoristas.

“Isso foi terrivelmente projetado, e até um designer novato deveria ter se certificado de não cometer esse erro. Para se ter uma ideia, você não deve ter nada abaixo de 10”, comentou outro usuário.

Campanha foi aprovada por alguns

No entanto, nem todos concordam com as críticas.

“Um professor já me disse: ‘Não é responsabilidade do público ler, é nossa responsabilidade fazer com que eles queiram ler’.”

Enquanto outro usuário sugeriu que o anúncio poderia ser aceitável para uso impresso.

A Corona não é a única marca a quebrar as regras e não colocar seu produto no centro de uma campanha publicitária. Recentemente, uma série de anúncios da Ikea foi elogiada por mostrar que, às vezes, seus produtos não resolvem todos os nossos problemas.

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