POLÊMICA: animador anuncia saída definitiva do estúdio de 'Jujutsu Kaisen'

Anime sobre maldições e feiticeiros se tornou um verdadeiro ícone da cultura pop japonesa no Ocidente.

Jujutsu Kaisen‘ é um mangá ilustrado e escrito pelo japonês Gege Akutami. Em pouco tempo, conquistou fãs por conta da originalidade do enredo e dos combates marcantes.

Na obra, podemos acompanhar as aventuras do grande Satoru Gojo e seus alunos que lutam para manter o equilíbrio entre humanos, maldições e feiticeiros.

Mesmo com críticas positivas do público e um material disponível em forma de divulgação, recentemente o MAPPA, estúdio responsável pela animação, foi abalado por sérias polêmicas.

Animador faz acusações graves contra a empresa

Principais personagens de ‘Jujutsu Kaisen’ – Imagem: MAPPA Studios/Reprodução

Tudo começou quando Vicent Chansard, um profissional já bastante conhecido por sua participação em outros animes de peso como One Piece, Boruto e ‘Jujutsu Kaisen‘ fez algumas revelações.

Essas acusações aconteceram durante uma transmissão realizada pelo KonohaTV na Twitch junto de Dorian Coulon. Na referida ocasião, Chansard conversou com os fãs sobre carreiras, inspirações e o mercado em geral.

Em seguida, não demorou muito para que o homem falasse abertamente que jamais voltaria a trabalhar com o MAPPA novamente, assim como ocorreu no mês de novembro.

Na época, apesar de estar descontente, Vicent foi convencido por um colega a não deixar o projeto e afirmou que Go, famoso por seus trabalhos em ‘Boku no Hero’ (My Hero Academia) e também ‘Jujutsu Kaisen‘, também não voltaria mais a prestar serviços ao estúdio citado.

A polêmica levantada por tais declarações fez com que amplas discussões sobre direitos trabalhistas no setor das animações japonesas fossem levantadas.

Prazos de entrega muito curtos, condições insalubres, dentre outras situações, são apenas algumas das alegações contra a companhia, que atualmente se destaca no segmento.

Infelizmente, o tema não é novidade. Em 2021, a morte do mangaká Kentaro Miura, autor do icônico ‘Berserk’, reacendeu o assunto, já que uma das razões para o óbito dele teria sido o excesso de trabalho.

você pode gostar também