Pessoas de meia-idade leem mais mangás do que jovens no Japão, indica pesquisa
Japoneses de meia-idade estão cada dia mais interessados em consumir mangás online. Há alguns motivos para isso; veja quais são.
Uma pesquisa realizada pela Oricon ME, no período de 17 de maio a 7 de junho de 2023, revelou que pessoas com idade igual ou superior a 50 anos estão consumindo mangás e quadrinhos.
Contudo, ao contrário do que se poderia pensar, o interesse delas não se concentra em livros físicos, mas sim nas leituras online.
A pesquisa, realizada no Japão com pessoas na faixa etária de 15 a 79 anos, revelou resultados surpreendentes, indicando que existe um número maior de idosos em comparação aos jovens na hora de consumir mangás.
Uma pessoa lendo mangá em livro físico – Imagem: Miika Laaksonen/Unsplash/Reprodução
Por que esse número aumentou?
No momento, as pessoas dentro da faixa etária dos 40 a 50 anos estão se familiarizando constantemente com smartphones e, mais do que isso, estão aprendendo a manuseá-los.
Assim, em vez de preferirem adquirir livros físicos de suas histórias favoritas, passaram a consumi-las online.
Outro fator que certamente contribuiu para o aumento do número de consumidores nessa faixa etária é a estabilidade financeira.
Como se trata de pessoas mais velhas, o poder aquisitivo delas é consideravelmente maior do que o dos mais jovens, o que facilita a aquisição de mangás e outros quadrinhos.
Sem esquecer de mencionar que, ao consumir esse conteúdo pelo smartphone ou tablet, é possível levar a história para qualquer lugar, além de armazenar milhares de narrativas dentro de um único dispositivo, uma tarefa muito mais fácil do que carregar vários livros físicos.
Resultado da pesquisa
Quanto aos números encontrados na pesquisa, cerca de 10.438 pessoas consomem quadrinhos online.
Todavia, a faixa etária que mais esteve presente em plataformas que oferecem serviços de mangás e quadrinhos de forma online, 50,5% têm 50 anos, enquanto 6,2% são consumidores entre a faixa dos 10 e 19 anos.
Isso, porém, não é tudo, já que 51% das pessoas que estão atualmente com 50 anos consomem quadrinhos online todos os dias.
Em comparação ao número de jovens, esse valor é extremamente significativo, considerando que os mais novos têm se ausentado consideravelmente do mercado consumidor.