Pesquisadores descobrem novo método para diagnosticar câncer; veja!
A descoberta foi anunciada na revista Journal of Breath Research.
Há muitas formas de se descobrir um câncer, hoje em dia. Os métodos mais comuns são exames físicos, nos quais é possível encontrar algum nódulo, como endoscopia e até mesmo exame de sangue. Radiografia e biópsia também são outros métodos utilizados para realizar esse diagnóstico.
Porém, recentemente, uma nova forma foi descoberta. Agora, segundo pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCRP), é possível chegar a um diagnóstico apenas por meio da coleta de saliva ou urina.
O processo de identificação ocorre devido à mudança causada pelo câncer em algumas composições químicas produzidas pelo nosso corpo regularmente. Essas reações são chamadas de compostos orgânicos voláteis (VOCs).
Segundo o farmacêutico bioquímico Bruno Ruiz Brandão da Costa, quando uma pessoa possui câncer, ela acaba realizando uma modificação metabólica nas substâncias produzidas pelo nosso corpo, os VOCs.
Então, diante dessa anormalidade, é possível detectar a existência de um câncer, graças ao processo de análise. Essa incrível descoberta foi noticiada pelo Journal of Breath Research, sendo que Costa auxiliou na escrita do artigo.
Usando urina e saliva
Após entender que há uma diferença entre as substâncias químicas produzidas em um corpo saudável, em comparação a uma pessoa com câncer, foram recolhidas amostras de saliva e urina para serem analisadas.
E como resultado dessa análise, foi constatado que seria possível, sim, realizar um diagnóstico com base na comparação das reações químicas do corpo. Porém, a descoberta não envolve apenas um único tipo de câncer, e poderá ser usada para identificar vários tipos.
O principal objetivo dessa pesquisa não é apenas incrementar um novo modo de descoberta de câncer, mas conseguir realizar um diagnóstico certeiro, mesmo que ele esteja apenas em um estágio inicial. Assim, um tratamento poderá ser encaminhado, a fim de evitar o avanço da doença.
Segundo as informações, durante as pesquisas, amostras de pessoas com câncer no pescoço e na cabeça foram avaliadas, além do câncer gastrointestinal.
Com base nas análises, pessoas que possuíam câncer no pescoço e na cabeça tiveram uma confirmação de 84,8% através da urina, e de 82,3% pela saliva. Já ao analisar o câncer gastrointestinal, a urina gerou uma confirmação de 87,5%, e a saliva, de 78,6%.