Pesquisadores identificam primeira doença causada por plástico
Aves marinhas estão entre as principais afetadas pela doença causada pelo consumo excessivo de plástico, o que as leva a óbito.
Os cagarros são uma das espécies de aves marinhas que mais sofrem com a presença persistente de plástico em seu sistema digestivo, levando-os a óbito. Os cientistas chamaram a doença de “plasticose”. O estudo foi publicado na Science Direct.
É possível que essa seja a primeira vez que os pesquisadores mostram as consequências graves que o plástico pode causar nos animais, o que os faz se preocuparem com a saúde de várias outras espécies presentes na natureza.
As descobertas feita pelos cientistas sugerem que os pedaços de plásticos ingeridos pelas aves são capazes de rasgar alguns desses animais ao meio. Eles não sabem diferenciar o que é comida do que não é, e visto que há grande quantidade de lixo no mar e nas praias, eles acabam comendo o que não deveria estar ali.
Os pesquisadores explicam:
“Este estudo demonstra claramente a capacidade do plástico de induzir diretamente a formação de tecido cicatricial grave em todo o órgão ou ‘plasticose’ em animais selvagens de vida livre, o que provavelmente será prejudicial à saúde e à sobrevivência individual.”
“À medida que as emissões de plástico continuam a crescer e a poluição plástica se torna cada vez mais prevalente em todos os ambientes do mundo, é provável que a exposição de todos os organismos ao plástico seja inevitável.”
Uma das aves estudadas havia consumido 12,5% do seu peso corporal em plástico, o que limita o espaço para novos alimentos e faz com que a alimentação acabe sendo prejudicada. A perda de nutrição também é outro fator importante, visto que a doença é uma das principais razões de tantas cagarras em Lord Howe, Ilha da Áustria, estarem abaixo do peso.
As consequências da ingestão de plástico podem ser diferentes para cada ave marinha, e até mesmo para outros animais no geral. Porém, levando em consideração que esses resíduos não fazem bem para o sistema digestivo e nem para a saúde, há grandes motivos para se preocupar.
‘Oceanos de plástico’
O documentário “Oceanos de plástico” alerta sobre a saúde das vidas marinhas em consequência do consumo excessivo de plásticos e os efeitos gerados. O filme é ideal para se manter informado sobre o assunto e se alertar quanto ao descarte de plástico no meio ambiente.