PERIGO: não use cabos de iPhone de outras pessoas; entenda o motivo

Cabos desconhecidos podem esconder armadilhas e gerar desproteção aos aparelhos. Além disso, são hoje um artifício a mais dos criminosos.

O cabo do carregador do iPhone já foi alvo de muita polêmica. Tanto que a Apple foi obrigada a trocar a versão Lightning pelo USB-C. Ocorre que, independentemente do modelo, ele pode representar uma ameaça pouco conhecida.

Falamos de algo que precisa ser cogitado pelo usuário, principalmente quando usa emprestado o cabo do celular de outra pessoa.

O desconhecimento da procedência é a receita perfeita para a aplicação de fraudes e contaminação do aparelho.

Existe hoje o OMG Cable, chamado de “cabo USB mais perigoso do mundo”, que pode ser adquirido pela internet por um preço abaixo de US$ 200. À primeira vista, o item parece inofensivo, mas basta conhecê-lo mais para entender os riscos envolvidos.

Poder de invasão

Visual inofensivo dos cabos de celular pode esconder uma armadilha – Foto: Internet/Reprodução

O OMG Cable é capaz de capturar movimentos e dados importantes do celular, como teclas pressionadas, credenciais de acesso, dados em geral, além de instalar malwares no aparelho. Tudo isso acontece apenas por meio da conexão do cabo.

Esse potencial é suficiente para atiçar a criatividade de invasores, pois eles conseguem se conectar ao cabo de qualquer lugar.

Além disso, há um elemento importante: o ataque acontece de maneira tão silenciosa que, dificilmente, o proprietário do iPhone percebe.

A grande recomendação dos especialistas, diante desse quadro, é evitar o uso de cabos estranhos ou emprestados por outras pessoas. Afinal, tornaram-se mais uma ferramenta no arsenal de criminosos.

Atualização poderosa

O cabo da OMG foi lançado pela primeira vez em 2019, mas passou por atualizações desde então. A versão mais recente chegou com incrementos poderosos.

Hoje, eles são capazes de absorver processamentos, carga útil e até pontos de acesso a wi-fi, assim como os originais da Apple ou de outras marcas. Parecem mais um mini-computador portátil, com inúmeras possibilidades.

Evolução

Originalmente, os cabos da OMG foram feitos para atacar PCs e Macs. Isso acontecia quando algum cabo de carregamento de celular estava conectado ao computador.

A intenção dos criminosos, contudo, era vasculhar os dispositivos menores, como celulares. A princípio, os cabos não representavam ameaça a smartphones, porém, com o tempo, isso mudou.

Os cabos Tipo-C vieram com um recurso não primário, voltado para pesquisadores e educadores. Contudo, logo se tornaram interessantes para pessoas que desejavam implantar aplicativos de monitoramento conjugais e outros usos possíveis.

Hoje, conforme as mãos erradas e a intenção dos invasores, tais itens conseguem gerar um verdadeiro transtorno e risco ao usuário. Portanto, evite!

você pode gostar também