Perigo inesperado: contato com planta causa grave reação e leva jovem ao hospital
Após ter contato com planta, jovem teve que ficar internado durante três dias devido à reação do contato com a espécie.
A natureza muitas vezes esconde perigos que podem se revelar quando menos esperamos. Um incidente recente levou um jovem ao hospital após um encontro inesperado com uma planta aparentemente inofensiva.
O jovem adolescente, que mora em Lisronagh, na Irlanda, ficou hospitalizado durante três dias após algumas atividades de jardinagem. Jayden Channon teve contato com uma planta cujos riscos desconhecia.
Após uma séria reação, Channon precisou ser levado ao hospital para conter o avanço dos sintomas.
Conheça a Heracleum mantegazzianum e os perigos da espécie
Foto: BBC/Reprodução
Originária do Cáucaso e da Ásia Central, essa planta perene pode atingir alturas impressionantes, chegando a 2 a 5 metros de altura. Suas folhas são grandes e recortadas, enquanto suas flores brancas formam grandes umbelas.
Uma característica marcante da Heracleum mantegazzianum é o seu caule robusto e peludo, que contém uma seiva fotossensibilizante perigosa para a pele humana.
A principal preocupação relacionada à Heracleum mantegazzianum diz respeito a suas substâncias químicas fotossensibilizantes, como a furanocumarina. Quando a planta entra em contato com a pele e é exposta à luz solar, ela pode causar queimaduras graves, bolhas e erupções cutâneas conhecidas como fitodermatite.
Essa reação é conhecida como fotodermatite de contato, podendo ser extremamente dolorosa e duradoura, levando semanas para cicatrizar completamente.
Caso haja contato acidental com a planta, é necessário lavar imediatamente a área afetada com água e sabão, protegendo-a da exposição solar por um período de 48 a 72 horas.
Devido aos perigos associados à Heracleum mantegazzianum, muitos países e autoridades locais implementaram medidas para controlar e erradicar essa planta invasora.
A avó de Jayden, senhora Annemarie Channon, contou ao The Daily Mail que acredita que seu neto tenha sofrido queimaduras de segundo e terceiro graus.
O jovem recebeu os cuidados necessários da equipe médica do Tipperary University Hospital. No entanto, Jayden ainda terá que fazer tratamento para as queimaduras por alguns anos.