Pergunta do universo? James Webb captura imagem com ponto de interrogação cósmico

Em uma das últimas imagens divulgada pela Nasa, um corpo semelhante a um enorme ponto de interrogação foi visto. Entenda o que isso significa.

A humanidade sempre se maravilhou com a diversidade da qual o cosmos é composto. Por isso, explorar o Universo em que habitamos é sempre uma aventura fascinante e repleta de descobertas complexas acerca das variadas formas e corpos ainda não compreendidos pelo ser humano.

Mesmo com o aprofundamento de estudos astronômicos sobre o Universo, ainda não temos noção de sua totalidade e provavelmente nem teremos, dada sua infinitude inexplorável.

Enquanto tentamos descobrir cada vez mais a respeito do espaço que nos cerca, o telescópio espacial James Webb, resultado do grande avanço tecnológico, tem nos apresentado imagens exclusivas dos objetos ambulantes no vácuo, intrigando e revolucionando a comunidade científica em uma nova era de exploração espacial.

Em uma de suas últimas fotografias, o telescópio revelou um corpo de forma um tanto inusitada, que gerou grande polêmica na internet: um gigante ponto de interrogação no Universo. Mas o que para nós é um símbolo gramatical de grande significado, para o cosmos, é apenas mais uma forma comum.

James Webb captura imagem com um símbolo de interrogação espacial

Foto: James Webb/NASA/ESA/CSA/STScl/Divulgação

Embora muitos acreditem em mistérios cosmológicos e metafísicos, existe uma explicação muito provável para o que vemos na imagem revelada pela Nasa.

A foto em questão trata-se de um estudo que ocorre desde a década de 1950, sobre duas estrelas jovens cercadas de toneladas inimagináveis de poeira cósmica e localizadas no chamado espaço profundo, conhecidas como Herbig-Haro 46/47.

Mas, além de mostrar detalhadamente os corpos de maneira inédita, o telescópio acabou captando uma figura de formato estranho, semelhante a um ponto de interrogação cósmico.

Então, o que seria esse objeto?

Foto: James Webb/NASA/ESA/CSA/STScl/Divulgação

A explicação é muito mais simples do que parece. Os pesquisadores representantes do instituto STScl, um dos responsáveis pelo telescópio, justamente com Nasa, CSA e ESA, explica que o caractere cósmico de aparência estranha, é, na verdade, a interação de duas galáxias que se fundiram.

“Suas interações podem ter causado a forma distorcida do ponto de interrogação”, explicam os cientistas.

Embora seja interessante a forma como assemelhamos o Universo com a nossa cultura e linguagem, devemos lembrar que somo apenas um ponto em meio à imensidão, além de que essa é apenas uma das perspectivas do corpo celeste.

Mesmo assim, ainda podemos desfrutar da belíssima imagem dessas estrelas localizadas a cerca de 1.470 anos-luz do nosso planeta.

você pode gostar também