Paulo Leminski: Livros do poeta brasileiro são publicados na Europa

Com traduções em italiano e espanhol, obras do poeta são publicadas e exibidas na mostra 'Múltiplo Leminski', que teve início recentemente.

O trabalho do poeta curitibano Paulo Leminski vem sendo prestigiado na Europa. Embora esse incrível escritor já tenha falecido, seu trabalho pela literatura nacional jamais deixa de ser lembrado e citado por aí.

Agora, livros de Leminski com traduções em italiano e espanhol também estão sendo exibidos, desde a última quinta-feira, 24, no Instituto Guimarães Rosa, em Roma. A obra do autor também passará por outros países europeus, como a Espanha.

O evento consiste em uma mostra literária chamada “Múltiplo Leminski” em que o trabalho do brasileiro ficará disponível ao público europeu.

Reconhecimento internacional

O livro “Distraídos Venceremos” será lançado na Itália com o título “Distratti vinceremo”, que foi traduzido por Massimiliano Damaggio e revisado por Tuti Maioli. Esta será a primeira obra do autor lançada na Itália, tendo sido trabalhada pela editora L’arcolaio.

Já na Espanha, a primeira publicação do autor foi “Catatau”, em 2019. Agora, seu famoso livro “Ahora es que son ellas” (“Agora é que são elas”) será publicado pela editora Libros de La Resistencia.

A publicação conta com o apoio da Embaixada Brasileira em Madri, além do programa Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, que é organizado pela Biblioteca Nacional.

Sobre a tradução da obra e a exposição, Aurea Leminski, filha do poeta, diz o seguinte:

“A obra de meu pai sendo traduzida para tantas línguas é o reconhecimento e consagração do seu trabalho e da sua trajetória. Contribuir com a divulgação e difusão da sua produção no exterior é um grande orgulho e satisfação, tanto como representante de seu legado quanto como produtora cultural.”

A curadoria da mostra está sob os cuidados de Alice Ruiz, viúva do poeta, e das filhas, Aurea Leminski e Estrela Ruiz Leminski. A exposição segue o mesmo modelo que foi estabelecido em Lisboa, com uma produção local.

Para criar uma “atmosfera leminskiana”, foram acrescentados objetos e documentos pessoais, o que permite que o público adentre vida, obra e mente do escritor.

Para os brasileiros que quiserem conferir a exposição Múltiplo Leminski, a mostra está em cartaz no Centro Cultural da UFRGS, em Porto Alegre.

você pode gostar também