Padronização universal de conectores preocupa Apple, mas iPhone 15 deve chegar com USB-C
Segundo análises, a empresa pode ser impactada financeiramente pelo abandono de seus conectores próprios para uma padronização universal.
A Apple tem se mantido na liderança do mercado mundial de tecnologia há vários anos, conquistando uma reputação incomparável baseada na qualidade de seus produtos e em uma base de fãs extremamente leal.
A empresa, que ganhou grande fama devido à qualidade de seus produtos e ao aspecto luxuoso de seus aparelhos — que se tornaram sinônimo de status e tecnologia — sempre pareceu imune às oscilações do mercado internacional.
No entanto, recentemente, uma decisão política da União Europeia (UE) tem gerado preocupações entre analistas e executivos da empresa.
Esse receio, que se reflete principalmente na potencial perda de seus consumidores, está relacionado à recente mudança dos carregadores da empresa para o padrão USB-C.
Decisão da União Europeia pode impactar os lucros da Apple?
Imagem: GettyImages/Reprodução
Nos últimos meses, a União Europeia tomou uma decisão política baseada na sustentabilidade para padronizar todos os conectores de dispositivos eletrônicos, que passarão a ser do tipo USB-C. Isso influencia diretamente na produção dos produtos da Apple, uma vez que a empresa possuía um tipo de conector próprio, o Lightning.
Uma das maiores preocupações da Apple reside na possível diminuição das receitas provenientes do mercado de acessórios certificados Made For iPhone (MFi). Atualmente, fabricantes de acessórios pagam uma taxa de licenciamento à Apple para utilizar seu conector, garantindo à empresa uma fonte sólida de lucro.
Segundo o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a gigante da tecnologia também teme pela migração de seus usuários para aparelhos mais populares com sistema operacional Android, seu maior concorrente.
No entanto, ao basear-se nas experiências recentes da empresa de compatibilidade entre conectores, como os MacBooks e iPads, torna-se improvável que uma migração desse tipo ocorra com a linha dos iPhones.
Como os usuários receberam a mudança?
O público permaneceu dividido diante da decisão da UE. Gurman argumenta que, embora uma parte dos consumidores não esteja contente com a mudança, a padronização surge apenas como uma forma de facilitar o acesso aos usuários, devido ao modelo USB-C ser mais comum na indústria e possuir algumas facilidades de conexão.
Mesmo assim, a preocupação da empresa não parece ser tão grande no momento, ainda mais se comparada às suas decisões questionáveis dos últimos anos.
Além de tudo, o jornalista revela que, possivelmente, um novo modelo dos AirPods, os AirPods Pro 2, devem ser apresentados em breve, já com a adoção do novo conector USB-C. Enquanto isso, o público apenas aguarda o lançamento do iPhone 15, que chegará com o novo conector no dia 12 de setembro, seguindo a tradição.