Mito ou verdade: pessoas com olhos claros têm mais risco de desenvolver câncer?
O que você acha: a cor dos olhos pode afetar sua saúde desse jeito? Confira!
Segundo informações compartilhadas pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS), desenvolvido no Reino Unido, pessoas que têm menores quantidades de melanina na pele e nos olhos podem acabar tendo risco maior de desenvolver um tipo de câncer: o melanoma.
Nos olhos, quando um melanoma começa a se desenvolver, suas células começam a se multiplicar em grande escala. Dessa maneira, elas formam um tumor.
Mas por que pessoas com olhos claros têm mais chance de desenvolver melanoma? Bom, não há muitas explicações a respeito da formação do melanoma. Contudo, sabe-se que a cor dos olhos pode, sim, acabar contribuindo para o seu desenvolvimento.
Acredita-se que um dos principais motivos é a exposição aos efeitos dos raios UV. Em olhos claros, o contato com esse tipo de raio provoca uma reação totalmente diferente do que em olhos com cores mais escuras.
Câncer de pele
Não são apenas os olhos claros que indicam chances maiores de desenvolver um câncer. Pessoas de olhos claros geralmente também têm a pele mais clara e, de acordo com as análises da NHS, este também é um fator indicativo para maior risco de câncer.
Na maioria das vezes, o máximo que as pessoas de pele mais clara conseguem ao serem expostas ao sol são queimaduras. Porém, sua exposição constante e desprotegida oferece mais risco de desenvolver câncer de pele.
Embora possam ser mais sensíveis do que peles mais escuras, não há uma explicação exata do porquê isso acontece.
Resultado da pesquisa
Em uma análise feita com pessoas de diferentes cores de olhos, como azul, verde e castanhos escuros, foi encontrado um percentual de 24% a mais de chances de desenvolver carcinoma, isto é, tumor que surge devido às células da pele.
Já nos olhos, foi descoberto um percentual de 17% a mais no desenvolvimento de carcinoma basocelular, que se origina próximo ao nariz. Em razão desses fatores, pessoas que possuem olhos claros têm, sim, mais probabilidade de desenvolver câncer.