O Sol vai explodir e fim da Terra já tem data: astronomia explica como o planeta vai acabar

A astronomia é a única que consegue prever o fim da vida na Terra com total certeza. Veja como será!

O fim dos tempos já foi previsto diversas vezes por algumas religiões ou grupos de pessoas, mas em todos esses casos, as previsões se mostraram imprecisas.

Contudo, mesmo sem expectativa de eventos apocalípticos próximos, a astronomia revela que haverá um término, e não só para os humanos, mas sim para toda a vida na Terra. E o Sol, que nos dá luz e permite a vida, também será o protagonista do fim.

Mas não precisa se alarmar agora, pois você com certeza não verá a destruição do nosso planeta pelo astro celeste. Na verdade, nem mesmo as próximas mil gerações de humanos acompanharão o evento catastrófico, que será causado pela explosão do Sol. Mesmo assim, já temos uma previsão de quando isso ocorrerá.

O Sol vai explodir e destruir tudo na Terra

O Sol vai explodir e o fim da Terra tem data marcada!
Foto: PPWare/Reprodução

Primeiramente, para entender como isso vai acontecer, é necessário saber o que ocorre no interior dessa estrela, seu ciclo de vida e como isso nos direciona diretamente para sua explosão.

O Sol funciona como um imenso fundidor que libera energia. Ele une dois átomos de um mesmo elemento e cria um novo, mais pesado, como duas partículas de hidrogênio se tornando um átomo de hélio.

Esse processo continua até que todos os elementos da tabela periódica sejam criados. E quando ele não consegue fundir o elemento mais pesado, o ferro (Fe), o núcleo da estrela entra em colapso e explode em uma supernova. Assim, varre tudo em seu caminho e dá origem a uma estrela “anã branca” muito mais densa.

Mas e o fim da Terra?

O Sol vai explodir e o fim da Terra tem data marcada!
Foto: NASA/Reprodução

Bom, antes mesmo da morte da estrela, ela começará a crescer e se tornará uma “Gigante Vermelha”. Sua expansão chegará às órbitas de Mercúrio e Vênus, engolindo os planetas.

Portanto, caso a Terra não seja engolida junto, as condições climáticas daqui serão tão extremas, e com temperaturas altíssimas, que nenhuma forma de vida poderá sobreviver.

Mas fique tranquilo, pois isso só ocorrerá daqui a aproximadamente 5 bilhões de anos. Ainda estamos na metade do caminho, então temos muito tempo para planejar uma “fuga”.

Como fica a humanidade?

Não conseguimos nem imaginar a que passo estará a humanidade no decorrer desses longos anos. É possível até que encontremos um novo lar.

Porém, do modo como a sociedade evolui atualmente, a vida no planeta pode ser ameaçada sem a interferência do cosmos. Isso porque as mudanças climáticas causadas pelos humanos são uma realidade, e a situação fica mais preocupante a cada ano que passa.

você pode gostar também