'O Sequestro do Voo 375': filme conta história do atentado brasileiro semelhante ao 11 de setembro
Filme de Marcus Baldini já tem data prevista para lançamento.
No ano de 1988, enquanto o mundo ainda estava longe de testemunhar os horríveis eventos do 11 de setembro de 2001, o Brasil quase se tornou palco de sua própria versão de um ataque terrorista aéreo.
Poucas pessoas conhecem essa chocante história que será levada para as telonas com o filme “O Sequestro do Voo 375”, dirigido pelo renomado cineasta Marcus Baldini e programado para estrear nos cinemas em 7 de dezembro de 2023.
Versão brasileira do atentado
Em uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, o diretor do filme expressou seu espanto com a falta de conhecimento sobre o incidente:
“Como pode ter ocorrido algo assim, um ’11 de setembro brasileiro’, e ninguém saiba que isso aconteceu? É espantoso […] A reação é a mesma com muita gente. Quando ficam sabendo, elas dizem: ‘Eita! Eu não fazia ideia’.”
A trama de “O Sequestro do Voo 375” baseia-se nos eventos ocorridos em 1988, quando 105 passageiros embarcaram em um avião que saía de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro.
Pouco após a decolagem, um passageiro de 28 anos chamado Raimundo Nonato Alves da Conceição anunciou o sequestro da aeronave.
Armado com um revólver calibre 32 e uma mochila contendo uma caixa de munição, ele revelou seus planos aterradores: jogar o avião na sede do governo em Brasília, com o objetivo de assassinar o então presidente da República, José Sarney, ao colidir com o Palácio do Planalto.
Os passageiros a bordo do Voo 375 enfrentaram momentos de terror enquanto Raimundo Nonato Alves da Conceição tentava concretizar seu plano sinistro.
No entanto, o piloto do voo demonstrou uma bravura excepcional, empregando uma série de movimentos acrobáticos com a aeronave para salvar os passageiros e evitar um desfecho semelhante à tragédia do 11 de setembro de 2001.
Curiosamente, Raimundo Nonato Alves da Conceição, que estava desempregado na época, nunca forneceu uma explicação clara e convincente para suas ações, deixando um mistério por trás de seus motivos.
Repercussão do ’11 de setembro brasileiro’ foi baixa
Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 tenham resultado em 2.996 mortes e inspiraram várias produções cinematográficas. Entretanto, a história do “11 de setembro brasileiro” permaneceu desconhecida até agora.
Por isso, “O Sequestro do Voo 375” promete lançar luz sobre esse marcante evento da história do Brasil e oferecer uma perspectiva única de como o país esteve à beira de sua própria tragédia aérea.
À medida que a data de lançamento do filme se aproxima, a expectativa e o interesse do público só aumentam. Isso porque essa produção promete revelar uma parte pouco conhecida e surpreendente da história brasileira, que se conecta com os eventos globais que moldaram o mundo nas décadas seguintes.
Prepare-se para uma jornada emocionante e inesquecível nas telonas. “O Sequestro do Voo 375” chegará aos cinemas em dezembro deste ano.