O que seu gosto musical tem a ver com sua personalidade? Pesquisa responde a essa pergunta
Pesquisa descobriu que gostos musicais e traços individuais da personalidade de cada pessoa têm uma correlação muito interessante universalmente; saiba mais sobre o estudo.
Em 2022, um estudo, realizado pelo Journal of Personality and Social Psychology, buscou responder à seguinte pergunta: existem padrões universais para as preferências musicais das pessoas? Uma questão muito analisada e perguntada, não apenas por estudiosos, é se existe uma relação entre personalidade e gostos musicais.
O estudo desenvolveu uma grande pesquisa com teoria sobre personalidade, cultura e psicologia musical para mapear as preferências musicais de participantes de 53 países diferentes em seis continentes.
Os pesquisadores estudaram as preferências dividindo gêneros musicais em categorias – suave (soft rock e R&B), despretensioso (country), sofisticado (jazz), intenso (rock) e contemporâneo (rap e hip hop), entre outros.
Ao mesmo tempo que a personalidade de cada um foi agrupada em tipos, de acordo com a psicologia, abertura (pessoas inventivas), consciência (pessoas diligentes), extroversão (pessoas extrovertidas), agradabilidade (pessoas amigáveis) e neuroticismo (pessoas nervosas).
Nessa pesquisa, dois estudos com diferentes métodos foram aplicados. Em um deles, quase 285 mil indivíduos de 53 países diferentes foram analisados. A partir de um questionário online, os participantes revelavam sua preferência por gêneros musicais diversos, recebendo um feedback sobre suas personalidades.
Já no segundo, mais de 71 mil pessoas de 36 países receberam um questionário e avaliaram áudios de sons de diferentes gêneros, de uma maneira feita com que eles não teriam familiaridade com nenhum deles para não afetar a pesquisa com preconceitos.
Imagem: Adobe Stock/Reprodução
Nossa personalidade dita nossos gostos musicais?
Os estudiosos perceberam que as preferências musicais individuais podiam ser organizadas em cinco fatores que não variavam, eram universais ao redor dos países englobados na pesquisa.
Os padrões de correlação entre os traços de personalidade e gostos musicais eram consistentes, não importava o país e o método de avaliação. Quem se identificou com extroversão tinha reações mais fortes com músicas contemporâneas, com características mais rítmicas, animadas e com elementos eletrônicos.
Por outro lado, pessoas que se encaixaram no traço Abertura, possuíam reações mais intensas com estilos de música mais sofisticados, com características mais complexas que podem ser vistas em músicas instrumentais.
As correlações entre preferências, músicas e gêneros, etnias e outras métricas sociodemográficas também não variaram. Ou seja, o que um introvertido europeu gosta, um introvertido asiático também irá gostar.
O resultado da pesquisa sugere que existe, sim, padrões universais para as preferências musicais, trazendo assim uma abertura para desenvolver pesquisas de interação entre música, psicológica, biologia e cultura.