O que aprendemos com o sucesso dos jogos single player em 2022?

Na atualidade, os jogos para apenas um jogador têm se mostrado muito bem-sucedidos, mas isso quase foi impedido há um tempo atrás.

Dentre todos os jogos vendidos no ano de 2022 até o momento, cerca de metade diz respeito a jogos para um jogador apenas, e muitos deles quebraram todos os tipos possíveis de recordes para seus editores e suas plataformas.

Os jogos single player vêm se mostrando não apenas muito requisitados, mas muito mais do que isso: os games nesse formato têm se destacado muito, sendo mais reconhecidos do que nunca antes.

Ao nos depararmos com incontáveis jogos para somente um jogador sendo tão benquistos e altamente comercializados atualmente, isso faz parecer não somente estranha, mas ridícula a ideia de fazer com que tal modalidade de jogo seja extinta.

Contudo, os tempos mudam e nossa realidade um dia já foi outra. No ano de 2010, ninguém menos do que o chefe da EA Games, Frank Gibeau, além de outros importantes chefes da empresa, visavam algo que, nos dias de hoje, assusta a maior parcela do público gamer mundial.

Confira o que eles diziam na época:

“Levando a discussão para como fazemos jogabilidade conectada, seja com serviços operativos ou multijogador ou on-line, em vez de disparar e esquecer, apenas produtos embalados, single player, 25 horas e você está fora. Acho que esse modelo está acabado.”

Mais do que isso, não é necessário alarde, afinal a EA, apesar de ter tido seus chefes com comentários desse tipo, mudou seu tom desde então.

Talvez tudo isso se dê ao fato de Gibeau ter deixado a EA no ano de 2015, tornando-se, posteriormente, CEO da editora de jogos móveis Zynga.

Lembrando que tal editora foi a responsável por trazer os seguintes jogos: “FarmVille”, “FarmVille 2”, “FarmVille 3” e “Game of Thrones Slots Casino”.

Tais jogos eram tidos pela própria empresa como sendo “inovadores”. E, de fato, todos os jogos citados anteriormente foram bem-sucedidos ao extremo, isso caso avaliemos seu desempenho apenas pelo âmbito monetário, claro.

Contudo, se tais jogos são “onde a ação está” para Gibeau, é altamente provável que o fato de ele ter saído da EA no ano de 2015 tenha sido algo muito positivo. Tendo em vista que, dessa maneira, os jogos convencionais passaram a se manter preservados.

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