O legado de Walt Disney: 3 animações que tiveram toques especiais do fundador da companhia
O cineasta e fundador da Disney Company não somente criou a empresa, como também participou da produção de diversos filmes.
A Disney é hoje uma das principais empresas de entretenimento mundial, sendo reconhecida como o maior conglomerado de mídia do mundo. Sua fama e sucesso não vieram à toa, mas sim do fruto da criatividade dos produtores da companhia e, especialmente, do maior nome da empresa e seu fundador, Walt Disney.
Ele não apenas participou da criação do estúdio e da fundação da empresa, mas também foi responsável por diversas inovações e conquistas ao longo de sua carreira.
Walt criou personagens e filmes icônicos, lembrados até hoje e atravessando gerações de fãs, além de eternizar seu nome na indústria. Mas você sabia que ele também teve um envolvimento pessoal em algumas das animações produzidas pelo estúdio?
3 produções que tiveram um toque pessoal de Walt Disney
Foto: Getty Images/Reprodução
Apesar de pouco conhecidas por estarem associadas ao toque do astro e gigante do entretenimento, algumas das animações dos estúdios Disney foram acompanhadas de perto pelo fundador da companhia, moldando os filmes com um encanto atemporal. Confira algumas dessas produções:
1. ‘A Espada Era a Lei’
Foto: Disney/Reprodução
O filme de 1963, que conta a história humilde do Rei Arthur, é uma das produções especiais que teve o toque pessoal de Walt Disney. O cineasta trouxe uma versão mais animada e amigável do mago mais conhecido do mundo, Merlin, anteriormente retratado como chato e desinteressante.
Além disso, o animador responsável pelo filme, Bill Peet, se inspirou na personalidade de Walt Disney para criar o personagem icônico, fazendo referência até mesmo ao nariz do cineasta.
2. ‘101 Dálmatas’
Foto: Walt Disney Studios/Reprodução
Outra animação que contou com a participação fundamental de Walt Disney foi “101 Dálmatas”, lançada em 1961. Disney entrou em contato com o autor Dodie Smith para dar vida à animação, que foi baseada no livro de mesmo nome. Este projeto deu origem ao que viria a ser uma das maiores produções da história do estúdio.
Walt foi o produtor principal do filme e, além de criar essa obra de arte, ganhou um amigo apenas com as trocas de cartas com Smith acerca do título.
3. ‘Fantasia’
Foto: Disney/Reprodução
Este é, sem dúvidas, um dos filmes mais marcantes da história da Disney, com uma produção tão épica que é vista até hoje como referência nas animações. Além de ser um dos primeiros longas coloridos do estúdio, “Fantasia” é marcado pelas mãos de Walt Disney, que não poderia ficar de fora de um filme do rato símbolo da empresa.
Ele não somente produziu o título, mas também sugeriu a adição da clássica cena da orquestra ao filme. Ainda acompanhou de perto a utilização dos recursos de áudio, garantindo a qualidade do longa-metragem de 1940.