'O Exorcista – O Devoto': você precisa conferir esta lista antes de assistir ao próximo lançamento da Blumhouse
Confira todas as produções de uma das maiores franquias do cinema, repleta de altos e baixos.
Uma das maiores franquias de terror da história do cinema terá em breve um novo filme. Estamos nos referindo ao famoso e aterrorizante “O Exorcista”, uma série de produções que permanece na memória de gerações e continua a atordoar aqueles que se atrevem a assistir a um de seus filmes.
A próxima obra já recebeu até mesmo um trailer, que trouxe ao público um ar sombrio, sobrenatural e demoníaco. “O Exorcista – O Devoto” será dirigido por David Green e produzido pela Blumhouse, mesmo estúdio de filmes como “Corra”, “Sobrenatural” e muitos outros sucessos do terror cinematográfico.
Além disso, o trailer revela que a atriz Ellen Burstyn, conhecida por seu papel como a mãe da garota possuída no filme original de 1973, reprisará o mesmo personagem.
Mesmo aos 90 anos, ela desempenhará uma função ativa no exorcismo de duas garotas possuídas, que são as protagonistas desta continuação direta da obra inicial.
Embora o primeiro longa tenha feito sucesso, poucos sabem da existência de suas sequências. Com o novo filme tendo previsão de lançamento para o dia 13 de outubro deste ano, separamos uma lista com todas as produções dessa saga incrivelmente assustadora para você maratonar.
Foto: Tropa Dercy/Reprodução.
Filmes da franquia ‘O Exorcista’ para você relembrar antes do próximo lançamento
1. ‘O Exorcista’
Foto: Prime Video/Divulgação
A obra original, dirigida por William Friedkin, foi tida como modelo para todos os filmes de terror que viriam logo depois. Até hoje, o filme é considerado um dos melhores da história, garantindo seu lugar entre os mais premiados do Oscar, com o total de dez estatuetas.
No filme, o demônio Pazuzu possui o corpo da criança Regan McNeil (Linda Blair), forçando sua mãe Chris (Burstyn) a procurar pela ajuda de padres exorcistas.
2. ‘O Exorcista II – O Herege’
Foto: Plano Crítico/Reprodução
Após o sucesso do primeiro filme, a lucratividade incentivou os produtores a fazer uma continuação um tanto questionável.
Provando que sequências feitas apenas por dinheiro não resultam em boas avaliações, o título de 1977 trouxe a protagonista Linda Blair de volta ao seu papel. No entanto, devido ao roteiro que pareceu ter sido feito às pressas, a obra recebeu muitas críticas e não conquistou muitos fãs.
3. ‘O Exorcista III’
Foto: MUBI/Reprodução
O terceiro filme da franquia, lançado em 1990, é dirigido pelo autor do livro que inspirou todas as produções, William Peter Blatty.
Atualmente, o longa é tido como um dos melhores dessa lista, mas não conquistou nem metade do público do primeiro filme. Contudo, conseguiu recuperar a fama e erguer novamente o nome da franquia na indústria.
4. ‘O Exorcista – O início’
Foto: Prime Video/Reprodução
Os tumultuados bastidores desta produção de 2004 causaram verdadeiras dores de cabeça para a Warner Bros., que, além de ter investido em um fracasso no gênero de terror, enfrentou grandes desafios com a escolha da direção para o início da saga.
A trama se passa na juventude do padre Merrin, personagem presente no primeiro filme. Nesse contexto, ele se depara pela primeira vez com a presença de Pazuzu, uma imagem que viria a atormentá-lo no decorrer de sua vida.
5. ‘Domínio: Prequela de O Exorcista’
Foto: Cine Grandiose/Reprodução
Embora a Warner tenha optado por trazer o diretor Paul Schrader para dar sequência à franquia, o filme de 2005 não obteve sucesso entre o público, sendo duramente criticado por levar adiante um projeto falho que poderia ter sido encerrado na década de 90.
6. ‘O Exorcista’ – A Série
Foto: Fox/Divulgação
Em 2016, foi transmitida pelo canal Fox a série inspirada na história original de “O Exorcista”. Com um total de 20 episódios, a produção foi interrompida durante sua segunda temporada, exibida em 2018.
A série explorou uma narrativa inédita, apresentando novos personagens e histórias, enquanto seguia a trajetória estabelecida pelo filme de 1973. Além disso, estabeleceu uma conexão entre a atriz principal do filme e a protagonista da série.
Embora tenha chegado ao fim prematuro, a produção foi bem recebida e abriu portas para a chegada do tão esperando lançamento de “O Exorcista – O Devoto”. Mesmo entre altos e baixos, vale a pena conferir essa franquia incrível que marcou a história do cinema.