Nudez na Twitch? Plataforma atualiza regras e gera polêmica entre usuários
Diretrizes que envolvem conteúdos sexuais e nudez foram atualizadas nessa semana pela Twitch. Reação dos usuários foi imediata.
A plataforma Twitch realizou uma atualização recente em suas diretrizes que está gerando muita polêmica.
Isso ocorre porque as novas normas têm relação com conteúdo sexual, e muitas pessoas ficaram sem entender o que será permitido a partir de agora.
Boa parte dos usuários interpretou que a plataforma aceitará nudez nas transmissões, o que foi suficiente para gerar um tremendo burburinho nas redes sociais. A realidade, no entanto, não é bem assim.
Atualização de diretrizes da Twitch gera polêmica entre usuários – Imagem: Reprodução
O que a Twitch atualizou, na verdade, foi a permissão para conteúdos que tenham nudez, desde que eles façam parte de representações ficcionais, como desenhos, pinturas, esculturas e afins.
Isso não significa, portanto, que as pessoas poderão fazer lives sem roupa ou de sexo ao vivo.
Em relação às regras de vestuário, elas continuam as mesmas. Criadores de conteúdo são obrigados a cobrir as partes íntimas, independentemente do gênero.
Fato é que, a partir de agora, as diretrizes serão um pouco mais liberais. Vídeos, por exemplo, que dão destaque a seios, nádegas ou região pélvica serão aceitos, desde que devidamente rotulados pelo usuário responsável.
Estão permitidas, também, a escrita corporal em seios e nádegas, assim como danças eróticas de pessoas que se despem.
A plataforma decidiu dar uma atenção especial às danças. A partir de agora, qualquer tipo de dança popular, com rebolado, funk e pole dance, está liberada sem que o usuário tenha a necessidade de rotular o conteúdo.
Consequências da decisão
Essa maior permissividade também gerou questionamentos sobre os conteúdos que serão recomendados na página principal da Twitch.
Para quem não sabe, a plataforma estabelece critérios para destacar lives e vídeos, os quais têm relação direta com o tipo de conteúdo veiculado.
Streams com “drogas, intoxicação ou uso excessivo de tabaco; representações violentas explícitas; jogos de azar; e/ou temas sexuais” ficarão de fora da home da plataforma. Ou seja, a Twitch não vai ajudar na divulgação desse tipo de live.
A reação dos usuários nas redes sociais foi imediata e negativa. Muitos criticaram o fato de a plataforma, querendo ou não, estar abrindo espaço para conteúdos sexuais.
A Twitch informou que vai avaliar os feedbacks. É importante mencionar que já voltou atrás em decisões anteriores após receber críticas. Será que essa situação vai se repetir?