Senhas? Nunca mais! Google revoluciona e anuncia novo método de login
A atualização pretende dar mais opções de segurança contra ataques e fraudes digitais.
O mundo digital expandiu a necessidade por senhas e segurança. Para oferecer mais opções de segurança contra ataques e fraudes digitais, o novo recurso do Google promete substituir as senhas.
“Ao contrário das senhas, as chaves de acesso só podem existir em seus dispositivos. Eles não podem ser escritos ou dados acidentalmente a um ator ruim.
Quando você usa uma chave de acesso para fazer login na sua Conta do Google, isso prova ao Google que você tem acesso ao seu dispositivo e pode desbloqueá-lo”, diz o Google em comunicado.
Parece muito bom não precisar mais “quebrar a cabeça” para lembrar todas as senhas. Quem nunca passou pelo descontentamento de esquecer e redefinir senhas em múltiplas contas? O novo recurso parece uma luz no fim do túnel, mas como ele vai funcionar?
Como funciona o novo recuso do Google?
O novo recurso do Google vai permitir que as chaves de acesso substituam senhas e códigos de verificação em duas etapas para fazer login. Dessa forma, a senha de login tradicional se converterá em uma chave de acesso, com o celular como uma nova barreira de segurança.
De acordo com informações do Google sobre a atualização, haverá possibilidade de usar as senhas convencionais normalmente. Além disso, a intenção da opção é tornar o acesso mais prático e seguro, e estará disponível nas principais plataformas e navegadores.
Essas chaves são criadas na conta Gmail do usuário e ficarão armazenadas em um computador ou smartphone. A partir de então, sempre que o usuário for realizar o login ou qualquer outra ação na conta, haverá solicitação da biometria de bloqueio de tela ou PIN para confirmar que é o usuário que está tentando acessar a conta.
Além disso, o Google vai oferecer a opção “usar uma chave de acesso de outro dispositivo”. Dessa forma, o usuário vai poder criar um login único para aquele aparelho, computador ou smartphone. Mas isso não quer dizer que a chave de acesso do usuário vai para aquele dispositivo.
E no caso de suspeita de que alguém, que não seja o usuário, esteja tentando acessar a conta, ou caso o aparelho que tenha a chave de acesso seja roubado/furtado, o recurso pode ser desativado imediatamente por meio das configurações de conta do Google.