VAZOU! Novo recurso do Google rastreará smartphones mesmo desligados
Conheça o novo recurso que o Google está desenvolvendo! Ao que tudo indica, os aparelhos da empresa poderão ser rastreados!
Recentemente, surgiu o boato na internet de que o Google, uma das grandes bigtechs do mundo, está trabalhando em um novo recurso. Nesse sentido, ao que tudo indica, esse recurso seria o “Encontre meu dispositivo”.
Desse modo, como o próprio nome do recurso alude, entende-se que será possível buscar o smartphone do usuário mesmo quando o aparelho estiver desligado.
Pelo menos é o que divulgou o 91Mobiles. De fato, de acordo com o site, a ideia do Google é que essa ferramenta funcione da mesma forma que o rastreamento da Apple em seus vários dispositivos, como iPhones, Macs, AirTags e iPads.
Novo recurso do Google para encontrar smartphones
Kuba Wojciechowski, o leaker (nome geralmente dado para os sujeitos que vazam esses tipos de informação), um famoso desenvolvedor que já fez a divulgação de imagens do Pixel Tablet do Google, foi o responsável por antecipar essa novidade para os usuários do Android.
De acordo com Cuba, o recurso terá o nome oficial de “Pixel Power-off Finder”. Inicialmente, a ideia da empresa é disponibilizar esse recurso somente para os celulares Pixel. No entanto, é bem provável que também acabe chegando para os usuários do sistema Android.
Vale mencionar que o vazamento dessa informação foi obtido por intermédio do código-fonte do Android 14, que foi compartilhado pelo próprio Google com as Fabricantes Originais do Equipamento que participaram do Programa de Acesso Antecipado.
Como vai funcionar esse novo recurso?
Em síntese, pode-se dizer que, de acordo com o vazamento, esse recurso deve operar com o chip Bluetooth do telefone. Nesse sentido, teria a capacidade de permanecer ligado em momentos que o dispositivo esteja desligado.
Por conseguinte, é importante destacar que a tecnologia de banda ultralarga (UWB) vai possibilitar também que os servidores do Google identifiquem a localização do aparelho com um nível significativo de precisão.
Essa ferramenta de rastreamento pode ser uma excelente maneira de combater os furtos dos smartphones, por exemplo. Por fim, ainda não se sabe quando será liberado esse novo recurso.