Novo recurso do Google oferece navegação revolucionária em estações de metrô e aeroportos
Conheça o novo recurso do Google, chamado Google Indoor View, e saiba como ele funcionará nos mais diversos locais.
O Google recentemente anunciou uma grande novidade: o recurso Google Indoor View que permitirá aos usuários se orientar em locais fechados e movimentados, como aeroportos e estações de metrô de diversos lugares do mundo. A função estará disponível em breve no Brasil, mais precisamente na cidade de São Paulo.
O serviço, que utiliza inteligência artificial (IA), começará a funcionar em breve no Aeroporto de Guarulhos, mas há previsão de expansão para as estações de metrô Palmeiras-Barra Funda e Paraíso.
Como funciona o Google Indoor View
O aplicativo utiliza imagens coletadas por câmeras e a IA para oferecer direções mais precisas e, com isso, facilitar a navegação em corredores e lojas, por exemplo.
Com essa nova funcionalidade, o Google resolve a dificuldade anterior de utilizar o sinal de GPS, que não funciona em ambientes internos. Agora, os usuários terão acesso a uma experiência aprimorada de localização em espaços fechados.
Imagem: Google/Reprodução
Além disso, a empresa lançou um recurso de visualização imersiva que permite explorar pontos turísticos brasileiros em detalhes. É possível visitar os arredores de lugares icônicos como o Cristo Redentor, o MASP (Museu de Arte de São Paulo), a Catedral de Brasília e o Centro do Dragão do Mar, em Fortaleza.
As imagens multidimensionais são criadas com IA a partir de imagens aéreas e bilhões de fotos do Google Street View.
Durante o evento Google for Brasil, a empresa não especificou a data exata de lançamento do recurso para os usuários do Aeroporto de Guarulhos, mas enfatizou o compromisso em oferecer uma experiência aprimorada, permitindo que as pessoas se planejem com mais detalhes para seus passeios turísticos e evitem imprevistos.
Novidades da inteligência artificial
Embora o gigante da tecnologia tenha anunciado durante sua conferência anual o lançamento do chatbot concorrente do ChatGPT, o Bard, em 180 países, o Brasil e membros da União Europeia foram excluídos inicialmente.
No entanto, o Google afirmou que suas soluções de Inteligência Artificial generativa chegarão a terras brasileiras ainda neste ano, após um processo de análise e aperfeiçoamento.
A empresa também prometeu mais novidades e anúncios de recursos baseados em inteligência artificial ainda em 2023.