Novo personagem Turma da Mônica retrata menino com nanismo

Novo personagem da Turma da Mônica é baseado em história real de menino com nanismo.

Mais um quadrinho da Turma da Mônica será lançado em breve e nele conheceremos Bernando, um personagem com nanismo que fará parte da turma do Limoeiro.  

O nanismo é um transtorno que causa baixa estatura, devido a alterações genéticas, hormonais, nutricionais ou ambientais, que fazem com que o corpo não cresça e se desenvolva como deveria.

A história é baseada em um caso real de um menino de Caxias do Sul (RS) que tem acondroplasia, tipo mais comum da deficiência.

Na nova obra de Maurício de Sousa, o leitor acompanhará o primeiro dia de aula de Bernardo na Escola Limoeiro, onde estudam Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e outros personagens da turma.

A partir do encontro com o menino, as crianças começam a questionar sua altura e passam a conhecer a história do garotinho, que conta sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com nanismo.

A mãe do Bernardo da vida real, Flávia Berti Hoffmann, acredita que a inserção do personagem no universo da Turma da Mônica fará uma grande diferença para todas as pessoas que têm nanismo. “Temos que nos esforçar para mostrar para a sociedade que as pessoas com nanismo têm o direito de viver uma vida normal, e que o papel de todos é contribuir para que isso ocorra de uma maneira natural, sem preconceito.’’

 Para Maurício de Souza foi muito interessante criar um novo personagem com as características de Bernardo , tornando Turma da Mônica um quadrinho com maior inclusão das diferentes crianças espalhadas pelo mundo.

A HQ intitulada como Nosso Amigo com Nanismo mostrará a importância da conscientização  das pessoas sobre o nanismo, assim, quebrando certos preconceitos por falta de informações.

O quadrinho será lançado pela editora Culturama e seu evento de lançamento acontecerá dia 25 de outubro ( Dia Nacional do Combate ao Preconceito ás Pessoas com Nanismo) na Avenida Paulista, 2073 – ciadade de São Paulo.

você pode gostar também